TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variedades em Anatomia

Por:   •  28/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO – ANATOMIA

  1. COMENTAR POSIÇÃO ANATÔMICA.

A posição anatômica consiste no indivíduo em posição ereta (ortostática), membros superiores aplicados ao tronco, mãos espalmadas (voltadas para frente) e membros inferiores justapostos.

(DESENHAR POSIÇÃO ANATÔMICA)

  1. DESCREVER PLANOS E EIXOS.

Plano Sagital – são todos os planos verticais com orientação paralela a sutura sagital do crânio (ou da orelha). O plano sagital mediano (ou plano mediano) divide o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda.

Plano Frontal – são todos os planos verticais com trajeto paralelo a sutura coronal do crânio. O plano coronal divide o corpo em duas metades diferentes, posterior (dorsal) e anterior (ventral).

Plano Transversal – são todos os planos que dividem o corpo horizontalmente. Divide o corpo em duas metades diferentes: superior ou cranial e inferior ou podálico.

Quando é observado o movimento do corpo humano, aplica-se o conhecimento de eixos, que são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos.

Eixo Látero-Lateral – estende-se de um lado a outro, tanto da direita para a esquerda quando o inverso, perpendicular ao plano sagital. Esse eixo também é conhecido como Transversal ou Horizontal. Possibilita os movimentos de flexão e extensão. Ex: articulação do ombro ou cotovelo.

Eixo Ântero-Posterior – estende-se em sentido anterior para posterior, perpendicular ao plano frontal. Esse eixo também é chamado de Sagital. Possibilita os movimentos de abdução e adução. Ex: articulação do ombro e do quadril.

Eixo Longitudinal – estende-se de cima para baixo ou vice-versa, perpendicular ao plano transversal. Possibilita os movimentos de rotação lateral e medial. Ex: articulação do ombro e do cotovelo.

(DESENHAR PLANOS E EIXOS)

  1. DIFERENCIAR:
  1. METAMERIA DE ANTIMERIA.

Antimeria é o princípio pelo qual o corpo é constituído por duas partes simétricas. Metameria é o princípio pelo qual o corpo humano é constituído através de peças sobrepostas no sentido longitudinal separadas por planos transversais.

  1. PAQUIMERIA DE EXTRATIMERIA

A paquimeria é o princípio pelo qual o corpo humano é composto por tubos: um dorsal (neural) e outro ventral (visceral). A estratimeria é o princípio pelo qual o corpo humano é constituído de camadas sobrepostas que, da superfície corpórea para a profundidade são: pele, tela subcutânea, tecido adiposo, fascia muscular, músculos e ossos.

  1. O QUE É BIÓTIPO¿

É a soma das características herdadas geneticamente. Podem ser:

Longelíneos – indivíduos que geralmente se apresentam como altos, magros, pescoço longo com membros inferiores e superiores longos em relação ao tronco.

Brevelíneos – indivíduos que geralmente apresentam baixa estatura, gordo, pescoço curto e com membros inferiores e superiores curtos em relação ao tronco.

Mediolíneo – é o indivíduo que apresenta características intermediárias aos biótipos longilíneo e brevelíneo.

  1. COMENTAR: VARIAÇÃO ANATÔMICA, ANOMALIA E MONSTRUOSIDADE.

Variação Anatômica – pequenas diferenças morfológicas que não afetam a função dos órgãos.

Anomalia – diferenças morfológicas que causam prejuízo na função dos órgãos.

Monstruosidade – grandes diferenças morfológicas que extrapolam os padrões de normalidade, causando prejuízo ao órgão. Geralmente, é incompatível com a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com