TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Do Sistema Endocrino

Trabalho Universitário: Anatomia Do Sistema Endocrino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  6.579 Palavras (27 Páginas)  •  1.365 Visualizações

Página 1 de 27

INTRODUÇÃO

A infecção do trato urinário (ITU) é uma infecção bacteriana que afeta qualquer parte do trato urinário. Ela acomete principalmente as mulheres, pois estas, diferentemente dos homens, possuem a uretra mais curta, permitindo que as bactérias tenham um acesso mais fácil à bexiga. A (ITU) é responsável por 35 a 45% dos casos de todas as infecções hospitalares adquiridas (ALVES, et al, apud, PONCE DE LEON, 1999).

Trata-se de uma infecção comum, mais que se não tratada adequadamente dependendo da bactéria instalada, pode levar o paciente a morte, por isso a mínima evidência de infecção não deve ser descartada sendo necessária a realização do exame de urocultura (através da cultura da urina) para que a antibioticoterapia empregada combata o agente causador específico, diminuindo dessa forma a utilização de medicamentos sem a eficácia necessária e aumentando a resistência das bactérias a terapia.

O objetivo deste estudo é fornecer conhecimentos fundamentais sobre a infecção urinária (ITU) e descrever o estado clinico de uma paciente com ITU com diagnostico e intervenções de enfermagem utilizadas na terapia comportamental relacionada à mesma, para que desta maneira, o enfermeiro possa exercer seu papel, que é fundamental na promoção à saúde.

É um estudo descritivo elaborado de acordo com avaliações de pesquisas, através de artigos realizados, entrevista com a paciente, com o mesmo objetivo de estudo, que é proporcionar ao paciente hospitalizado um tratamento adequado com intuito de diminuir o risco de infecção urinária.

ESTUDO DE CASO

ADMISSÃO

NOME: A. S. R.

NUMERO DO PRONTUÁRIO: 200001633 LEITOS: 339

DATA DA ÚLTIMA INTERNAÇÃO: 29/08/2012

LOCAL: Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto

MOTIVO DA INTERNAÇÃO: ITU, mas sequela de AVC.

ESTADO CIVIL: Viúva

SEXO: Feminino

PROFISSÃO: Costureira

NATURALIDADE: Manacapuru - AM

DATA DE NASCIMENTO: 28/ 09/1921

ENDEREÇO: Rua Macau nº 18 Quadra 78 Núcleo 06 cidade nova 2

TEMPO ESTIMADO PARA INTERNAÇÃO: Sem previsão de alta

ENTREVISTA

Realizado no dia 29 de novembro no hospital 28 de agosto as 14:30, na enfermaria no leito 339, com a responsável pela paciente A. S. R. de 91 anos, afirma que mãe esta com um mês internada e que veio encaminhada do SPA Danilo Correa com infecção urinaria, a mesma afirma que a mãe teve um AVC e foi tratada no SPA Danilo Correa, mais a mesma ficou com sequelas no lado direito do seu corpo sem movimentos nas mãos e pés. A filha de A. S. R., afirma ainda que mãe durante sua internação no hospital contraiu pneumonia e infecção pulmonar, encontra-se muito debilitada com edema nas mãos e pés, não esta se alimentando e estar desidratada, estar sem previsão de alta.

1. HISTORICO DO PACIENTE

Paciente A. S. R., de 91 anos aposentada, residente em Manaus no bairro cidade nova, costureira, veio encaminhada do SPA Danilo Correa trazida pelo SAMU com sequelas de AVC e ITU, há 04 dias não consegue alimentar-se, com episodio de febre, prostração, taquipneia e má deambulação. Paciente encontra-se na enfermaria feminina do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, no leito 339, muito debilitada com nutrição enteral, com macronebulização, dieta liquida, com acesso venoso salicinizado, fazendo o uso de: Ne 300ml, AAS 100mg, sinvastatina 40mg VO, captopril 25mg, hidantal 100mg, lasix 1amp, ranitidina 1amp, dipirona 2ml, plasil 1amp.

2. EXAMES FÍSICOS

PA: 140 X 60 T: 36,9 °C P: 76 bpm FR: 24 irpm

Informa esta doente há: +- 06meses; Queixa: paciente encontrava-se dormindo;

Ouro Cabeludo: sem pedículos, limpo; Arcaria dentaria: incompleta;

Língua: saburrosa; Mucosas: hiporcorada;

Higiene Corporal: satisfatória; MMSS: com presença de edema, sem movimentos em lado direito; MMII: com presença de edemas, sem movimentos em lado direito; Região Abdominal: flacida

Estado Geral: desidratada, com Sinai de prostração.

2.1 Exames solicitados

• ECG de repouso;

• Hemograma;

• EAS.

2.2 Fármacos do paciente

• AAS 100mg VO 1 x dia, após almoço;

• NE 300ml, Hiposodico 3/3hrs;

• Sinvastantina 40mg VO após jantar;

• Hidantal 100mg SNG 12/12hrs;

• Captopril 25mg de 8/8hrs;

• Lasix 1 amp. EV 12/12hrs;

• Ranitidina 1amp IV de 12/12hrs;

• Dipirona 2ml de 6/6hrs EV;

• Plasil 1amp 8/8hrs EV;

• NBZ, SRO 0.9% 10ml, berotec 5gts, atrovent 20gts de 4/4hs.

2.3 Diagnostico médico

ITU + sequela de AVC

3. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

3.1 Infecções do trato urinário (ITU)

A infecção do trato urinário (ITU) é a infecção ou colonização do trato urinário (uretra, bexiga, ureter e rins) por micro-organismos. A infecção pode ser causada por vírus ou fungos, mas na grande maioria dos casos a infecção é causada por bactérias, principalmente as Gram negativas. Embora a urina contenha uma variedade de fluidos, sais e produtos que o metabolismo excreta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com