TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

É CORRETO UTILIZAR MEDICAMENTO JUNTO COM BEBIDAS ALCOÓLICAS?

Por:   •  24/8/2018  •  Resenha  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

É CORRETO UTILIZAR MEDICAMENTO JUNTO COM BEBIDAS ALCOÓLICAS?

O etanol é uma substância que segui a raça humana desde o seu início e sempre esteve em um lugar importante em todas as culturas, como um componente fundamental dos costumes religiosos ou presença frequente em momentos de celebração e fraternização. Com isso o uso indiscriminado de álcool pode causar sérios problemas no fígado, que é o órgão que metaboliza praticamente tudo que é ingerido pelo ser humano.

Os Medicamentos são preparações tecnicamente obtidas ou elaboradas, utilizadas com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. Algumas formas farmacêuticas podem ser utilizadas por via oral, como por ex, os comprimidos, que sofrem efeito de metabolização pelo fígado.

        Existem certas classes de medicamentos que podem ter seus efeitos potencializados quando em uso simultâneo com álcool, enquanto outras podem ter seus efeitos diminuídos. No fígado o complexo enzimático Citocromo P450 é quem metaboliza medicamentos, alimentos e o próprio álcool (Substâncias exógenas e endógenas), sendo assim o etanol ou o álcool etílico podem induzir uma metabolização mais rápida de determinado fármaco ou ser metabolizado primeiro, retardando a secreção do medicamento e potencializando seu efeito.

        As formas farmacêuticas mais comummente utilizadas são as capsulas e comprimidos, por terem uma maior facilidade de administração e de transporte junto à pessoa que faz o tratamento, portanto nenhum medicamento deve ser administrado com álcool, leite, ou qualquer outro tipo de liquido que não seja água. Todas as dúvidas com relação aos medicamentos utilizados devem ser esclarecidas junto ao profissional prescritor ou junto ao profissional Farmacêutico.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com