TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Аdrenalina (Alfa e beta adrenérgica)

Abstract: Аdrenalina (Alfa e beta adrenérgica). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  Abstract  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

ADRENALINA (Alfa e beta adrenérgica)

AÇÃO PRINCIPAL - é secretada pela medula adrenal, age como vasoconstrictor broncodilatador e estimulante cardíaco, antiasmático.

INDICAÇÕES- anafilaxia, parada cardíaca e vasoconstrictora tópica, edema angioneural, ataque de asma.

EFEITOS COLATERAIS

SNC: tendência suicida ou homicida, tontura, ansiedade, medo, palidez, desorientação, perda de memória, agitação psicomotora, inquietação, sonolência, tremor, insônia, convulsão, depressão no SNC.

VISÃO: fotofobia, visão turva, hipersensibilidade ocular, dor no olho.

SCV: fibrilação ventricular fatal, hemorragia subaracnóide ou cerebral, aumento da pressão sanguínea podendo causar ruptura da aórtica, angina pictores.

SGI: náuseas, vômito, anorexia.

SGU: diminuição do débito urinário, retenção urinaria, desúria, espasmo vesical.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM - na pré-medicação: aferir sinais vitais, avaliar pré-medicação para pacientes com doenças do trato respiratório, broncodilatadores e descongestionantes.

Nos efeitos colaterais: incentivar o paciente a não interromper o esquema terapêutico antes de consultar o medico; no caso de hipotensão ortostática monitorar diariamente a pressão arterial na posição supina e sentada. Orientar o paciente a levantar-se lentamente e a sentar-se ou deitar-se no caso de sincope; perguntar ao paciente se houve alterações recentes no esquema terapêutico, incluindo outros medicamentos. Se for usada por períodos prolongados avaliar a resistência. Descansar por 2 a 3 dias e recomeçar a terapia. Proteger a droga da luz, altas temperaturas, não congelar e nem usá-la se tiver mudado de cor.

APRESENTAÇÃO – IV 1:1.000 em ampolas de 1 e 2ml; 1:10.000 em frascos de 3 e 10ml.

DOSE:10 ml sem diluir,por mas de 2 minutos a droga está sujeita a oxidação

ATROPINA (anticolinérgico)

AÇÃO PRINCIPAL– anticolinérgico que inibe a acetilcolina na junção do sistema parassimpático, bloqueando o efeito do nódulo AS, o que aumenta a condução através do nódulo AV e o batimento cardíaco.

INDICAÇÕES– no pré-operatório: reduz a salivação e as secreções brônquicas, minimiza ocorrência de bradicardia durante a intubação; tratamento de espasmos do piloro e condições espasticas do trato gastrointestinal.

EFEITOS COLATERAIS

SNC: coma, cefaleia, desorientação, alucinação, delírio, insônia, desmaio, agitação, ataxia, excitação, agitação, confusão especialmente em idoso.

SCV: taquicardia, palpitação,angina, hipotensão ortostática

VISÃO: midriase, fotofobia, visão turva, glaucoma

SGI: boca seca, sede, náusea, vômito.

SGU: constipação, retenção urinária

S.HEMATOLÓGICO: leucopenia

PELE: rubor

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Na pré-medicação: investigar glaucoma no ângulo estreito (anticolinérgicos põem provocar manifestações agudas de glaucoma), investigar hiperplasia de próstata (retenção urinaria temporária), aferir sinais vitais.

Nos efeitos colaterais: monitorar o desenvolvimento dos efeitos, dispor de balas, gelo ou goma de mascar para alivio do ressecamento, avaliar distenção na bexiga, se sim informar ao medico; administrar emolientes fecais conforme prescrito; incentivar ingestão de líquidos e alimentos para formação de bolo fecal; orientar o paciente sobre os efeitos e medidas de segurança. Observar taquicardia em pacientes cardíacos, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com