TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emissões Alfa Beta E Gama

Exames: Emissões Alfa Beta E Gama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 3

Emissões Alfa (α), Beta (β) e Gama (γ)

Quando submetemos as emissões radioativas naturais (por exemplo, do polônio ou do rádio) a um campo elétrico ou magnético, notamos sua subdivisão em três tipos bem distintos. Uma forma de demonstrar isso é colocando um material radioativo em um furo feito num bloco de chumbo, pois o chumbo detém as emissões radioativas, que, por sua natureza, saem em todas as direções.

Quando o feixe radioativo passa entre as duas placas fortemente eletrizadas, ele se subdivide em três partes, como pode ser constatado por meio de uma tela fluorescente ou uma chapa fotográfica colocada em sua trajetória:

• a emissão que sofre um pequeno desvio para o lado da placa negativa foi denominada emissão α (alfa);

• a que sofre um desvio maior para o lado da placa positiva foi denominada emissão β (beta);

• a que não sofre desvio foi denominada emissão γ (gama).

1. Emissões α

O físico Ernest Rutherford (1871-1937) verificou que as emissões α são partículas formadas por 2 prótons e 2 nêutrons,que são “atirados”, em alta velocidade, para fora de um núcleo relativamente grande e instável.

Sendo formadas por 2 prótons e 2 nêutrons, as partículas α têm carga elétrica igual a "2 e número de massa igual a 4. A carga positiva explica por que elas são atraídas por uma placa eletricamente negativa; a massa elevada (maior inércia) explica por que o seu desvio é pequeno.Com isso foi possível determinar a primeira lei da radioatividade ou lei de Soddy:

“Quando um núcleo emite uma partícula α, seu número atômico diminui duas unidades e seu número de massa diminui quatro unidades”.

2. Emissões β

As emissões β são elétrons “atirados”, em altíssima velocidade, para fora de um núcleo instável. Sendo partículas negativas, elas são atraídas pela placa positiva quando submetidas a um campo elétrico ou magnético onde a massa (inércia) extremamente pequena do elétron explica por que seu desvio é maior que o das partículas α.

Como não existe elétron no núcleo o mesmo se forma a partir de um nêutron em núcleos instáveis que “produzem” um próton, um elétron e um neutrino.

O próton permanece no núcleo, o elétron é “atirado” para fora do núcleo como partícula β, o neutrino também é “atirado” para fora do núcleo e como o neutrino é eletricamente neutro e tem massa desprezível, o mesmo acaba sendo considerado desprezível.

A velocidade, o poder de penetração e, portanto, os efeitos fisiológicos das partículas β são bem mais acentuados que os das partículas α. Tendo carga elétrica menor, as partículas β são menos ionizantes que as α.

Com isso foi possível determinar a segunda lei da radioatividade ou lei de Soddy -Fajans-Russel:

“Quando um núcleo emite uma partícula β, seu número atômico aumenta uma unidade e seu número de massa não se altera”.

3. Emissões γ

As emissões γ não são partículas, mas ondas eletromagnéticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com