TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisioterapia Neurofuncional

Por:   •  10/11/2019  •  Resenha  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Yan Pontes Pinto Brito - 1301725

No dia 09 de outubro de 2019 se encerrava a 1º Semana Acadêmica da Fisioterapia. Na palestra de encerramento, que foi realizada pelos alunos do oitavo período, foram apresentados casos de atendimentos domiciliares nas localidades do bairro Surubi, no qual são estagiários da Unidade Básica de Saúde.

No primeiro caso apresentado pelas alunas Karina Robaina e Thayla Teixeira e pelo aluno Ubiratan Muniz, um paciente que foi submetido à uma cirurgia para retirada de um câncer na laringe, o que resultou na retirada das cordas vocais. No período de internação do pós-operatório, o paciente desenvolveu um quadro de trombose e foi submetido a outro procedimento cirúrgico, o que fez com que ele desenvolvesse algumas limitações relacionadas a ADM, mobilidade e flexibilidade devido ao tempo restrito ao leito e ao processo de recuperação das cirurgias. Após algumas sessões de fisioterapia na FNCC, realizadas pelos estagiários, o paciente apresentou melhora das limitações que foram relatadas e se mostrou muito satisfeito com os resultados.

No segundo caso apresentado pelas alunas Bruna Oliveira, Jéssica Pinheiro e Luana Santos, uma paciente idosa que sofreu um AVC e acabou tendo uma perda funcional muito grande, a ponto de ser quase totalmente dependente para realizar qualquer tipo de atividade do dia a dia. Após algumas sessões de fisioterapia trabalhando a parte motora principalmente, a paciente apresentou uma grande melhora das suas funções. O relato da paciente e também da sua filha e seu marido, que são os que sempre estão acompanhando todo o tratamento foi de que antes a paciente não conseguia seque andar ou se mover sem ajuda e depois da fisioterapia ela consegue caminhar sozinha, apenas com auxílio do andador.

No terceiro e último caso apresentado pelas alunas Bruna Cortes, Laira Grillo e Lislaine Martins, um paciente que sofreu acidente automobilístico e ficou paraplégico. O paciente se locomove através de cadeira de rodas. Nos atendimentos, as estagiárias realizaram exercícios de mobilidade, alongamentos, fortalecimento e drenagem linfática manual, com o objetivo de evitar deformidades, contraturas, atrofia, perda de tônus muscular e acumulo de líquidos. Após algumas sessões o paciente se mostrou satisfeito e feliz com os resultados obtidos.

Esses casos apresentados mostram que a Fisioterapia é muito importante e pode contribuir muito na vida das pessoas que precisam, não somente pelo fator físico, mas também pelo fato de muitas vezes devolver a vontade e a alegria de viver por poder realizar novamente tarefas tão simples para muitos, mas que para esses pacientes, parecia ser algo quase impossível a partir de algum momento das suas vidas no qual algum problema ocorreu. Mostrou também a competência de cada aluno que se dedicou a cada um desses casos e também do profissional que está por trás desses alunos, ensinando, incentivando e nos mostrando o caminho para que um dia nos tornemos bons profissionais.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com