TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gameterapia X Biofeedback

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 4

Gameterapia X Biofeedback

Em 2006 surgiu no Canadá, a gameterapia porem se espalhou por todo o mundo, porem no brasil chegou recentemente. Trata-se da utilização de jogos durante o tratamento associado ao biofeedback. Aonde que o paciente é transportado para uma realidade virtual, tendo como objetivo de realizar determinada ação contraindo certos agrupamentos musculares. Trata-se da utilização de videogames, com sensores de movimentos, em sessões fisioterapêuticas, ortopédicas e neurológicas.

A sessão consiste em que o paciente (jogador) é acomodado diante de sensores de movimentos que controlam suas ações. As movimentações feitas por ele são refletidas na tela, fazendo com que todo o processo seja controlado e supervisionado pelo profissional da saúde responsável pelo tratamento sendo por fases e pontuação fazendo com que o paciente se sinta estimulado a realizar os exercícios propostos.

Com a gameterapia, as sessões tornam-se mais dinâmicas e divertidas tanto para profissional e paciente, fazendo com que os pacientes tenham um maior empenho para realizar os exercícios propostos.

Em todo o mundo, os resultados da gameterapia têm sido muito satisfatórios. No Canadá, existe mais de 20 jogos desenvolvidos especialmente para a fisioterapia. Porem existe mais de 300 jogos em todo o mundo.

Conhecido como Wii Rehabilitation, tratando de pacientes com sequelas de AVC, mal de Parkinson e TRM (Trauma Raqui-Medular) começaram a utilizar os games para aprimorar os movimentos perdidos por conta das doenças e condições médicas.

A gameterapia é uma alternativa que tem se mostrado altamente eficaz na recuperação de crianças, adultos e idosos de todos os sexos. Se utilizada sob supervisão e dentro de um programa de tratamento, a tecnologia é capaz de elevar a qualidade de vida dos pacientes, além de aprimorar as respostas aos tratamentos.

Porém, diversos consoles e jogos já existentes têm sido adaptados com sucesso para o tratamento. Os mais utilizados ainda são o Nintendo Wii e o Xbox 360 Kinect. Entre os jogos, destaca-se o Wii Fit, um conjunto de 48 exercícios que vão desde atividades aeróbicas até ioga e treinos de equilíbrio. Outros jogos bastante utilizados na gameterapia são: boxe, tênis, boliche, golfe, simulador de caminhada, beisebol, dança, esqui.

Uma grande vantagem da gameterapia é a possibilidade de acompanhamento da melhora pelo próprio paciente, bem como pelo profissional que o acompanha. O software do jogo computa automaticamente o nível dos movimentos durante a sessão, permitindo mensurar em números (pontos) a melhora do jogador. Além de motivar o paciente, esse recurso permite adaptar a terapia para obter melhores resultados.

Vantagens da gameterapia x biofeedback:

 A Gameterapia incentiva a atividade cerebral;

 Facilita a adaptação de crianças ao tratamento médico;

 Torna a sessão de fisioterapia mais dinâmica e menos monótona;

 Reduz os custos gerais do tratamento;

 Une entretenimento e cuidado com a saúde;

 Traz bons resultados em pacientes com dano cerebral;

 Tira o foco da dor;

 Melhora o equilíbrio;

 Diminui a ocorrência de depressão nos pacientes;

 Amplia as alternativas de recuperação do paciente.

Desvantagem:

 Alto custo do videogame especifico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com