TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO EM MULHERES: TÉCNICA DE BIOFEEDBACK ELETROMIOGRÁFICO

Por:   •  7/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 6

INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO EM MULHERES: TÉCNICA DE BIOFEEDBACK ELETROMIOGRÁFICO

Bruna Penteado

Elaine Pires

RESUMO: A incontinência urinária de esforço é caracterizada por toda perda involuntária de urina causada por uma força excessiva sobre a musculatura do assoalho pélvico. A fisioterapia urológica tem como objetivo reabilitar essa musculatura através de exercícios do assoalho pélvico e a técnica de biofeedback. O objetivo desta pesquisa é apresentar a técnica de biofeedback eletromiográfico além de relatar os resultados de estudos já publicados sobre a técnica em mulheres com IUE. Este estudo é uma revisão de literatura, que utilizou artigos das datas de 2011 a 2015. Verificou-se a importância da fisioterapia urológica em pacientes com incontinência urinária de esforço, pelos métodos utilizados nessa reabilitação, assim proporcionando ao paciente uma melhor opção de tratamento.

Palavras-chave: Fisioterapia, Incontinência Urinária de Esforço, Biofeedback.

1 INTRODUÇÃO

Segundo a Internacional Continence Society (ICS), Incontinência Urinária (IU) é a perda involuntária da urina. Sendo subdividida em três, estas são: por esforço a mais comum, no qual há perda involuntária de urina mediante aumentos súbitos de pressão; de urgência, que está relacionada com a bexiga hiperativa e vontade incontrolável de urinar; e mista, onde há a combinação da incontinência urinária de esforço e urgência.

A IU pode ocorrer em qualquer momento, porém sua prevalência aumenta com a idade, trazendo implicações biopsicossociais.

A International Continence Society (ICS) aconselha que mulheres com IUE sejam tratadas de modo conservador com exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, mudança no estilo de vida e treinamento vesical, antes de intervenção farmacológica ou cirúrgica.

A Fisioterapia é um dos principais recursos para a IUE, pois está utiliza técnicas como: exercícios perineais e de biofeedback.

O biofeedback é um método de reeducação que utiliza retroinformação externa por meio de aprendizagem e seu objetivo é a conscientização perineal.

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar a técnica de Biofeedback eletromiografico além de relatar os resultados de estudos já publicados sobre a técnica em mulheres com IUE.

2 METODOLOGIA

Este estudo é uma revisão de literatura, que utilizou artigos das datas de 2011 a 2015, que se apresentava na integra, nas bases de dados eletrônicas: Scielo, Literatura Internacional em Ciências da Saúde (Medline), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) utilizando o site da Biblioteca Regional da Medicina (Bireme). Para isto foi utilizado os seguintes descritores em Saúde, incontinência urinária, incontinência urinária fisioterapia, incontinência urinária e biofeedback. Nesta pesquisa foi encontrado 10 artigos, e foram  excluídos da pesquisa textos que não apresentavam em forma de artigo, que não estivem na integra e que fosse publicado antes do ano de 2011,

.

Autor / Ano

Título

Tipo de Estudo

Beuttenmuller et al (2011).

Contração muscular do assoalho pélvico de mulheres com incontinência urinária de esforço submetida a exercícios e eletroterapia: um estudo randomizado.

Estudo longitudinal, experimental, randomizado.

Alencar; Ventura (2015).

Benefícios do treinamento da musculatura do assoalho pélvico no tratamento de mulheres com incontinência urinária de esforço: revisão de literatura.

 

Revisão de literatura.

Pinheiro et al (2012)

Fisioterapia para consciência perineal: uma comparação entre as cinesioterapias com toque digital e com auxílio do biofeedback.

 

Ensaio clínico randomizado com 11 pacientes.

Fitz et al (2012).

Efeito da adição do biofeedback ao treinamento dos músculos do assoalho pélvico para tratamento da incontinência urinária de esforço.

Estudo piloto prospectivo, randomizado e controlado.

Guerra et al.

Atuação da fisioterapia no tratamento de incontinência urinaria de esforço

Revisão bibliográfica.

Tabela 1. Artigos Analisados

3 DISCUSSÃO

Segundo a Internacional Continence Society (ICS), Incontinência Urinária (IU) é a perda involuntária da urina. Sendo subdividida em três, estas são: por esforço, urgência e mista, onde há a combinação da incontinência urinária de esforço e urgência.

A IU mais prevalente em mulheres é a incontinência urinária de esforço (IUE), que é a perda involuntária da urina que ocorre quando há aumenta de pressão intra-abdominal em momentos como, prática esportiva durante tosse, exercício físico e espirro.

Está traz transtornos psicológicos, ocupacionais, sociais entre outros, sendo considerado o principal distúrbio do assoalho pélvico, por isso faz-se necessário o tratamento deste transtorno.

Segundo o artigo de Beuttenmuller ET AL (2011) é necessário que o Assoalho Pélvico (AP), esteja integro para exercer sua principal função que é manutenção da posição do colo vesical e oferecer apoio esfincteriano e sexual, as mulheres são mais vulneráveis a Incontinência Urinária já que possuem uretra curta e são submetidas há traumas obstétricos, menopausa, modificações hormonais, lesões do nervo pudendo, da fáscia, dos músculos da (MAP), além do avanço da idade, todos estes fatores contribuem para deixar a (MAP) enfraquecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com