TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLÍTICA NACIONAL DE TRANSPLANTES

Por:   •  31/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA POLÍTICA NACIONAL DE TRANSPLANTES

INTEGRANTES: Hálisson Alves Ribeiro / Camila da Silva Barreto

ARTIGO: Indicadores de eficiência no processo de doação e transplante de órgãos: revisão sistemática da literatura

RESENHA CRÍTICA

A abordagem inicial do artigo direciona-se como ocorre o processo de doação e recepção de órgãos, nos quais é apontado os fatores a serem considerados quando se pensar na doação, considerando as condições apresentada pela pessoa receptora e pela doadora. É destacado um momento crucial de todo esse processo, ou seja a entrevista familiar, logo é a parti de então, que os entes queridos tomaram conhecimento da existência da possibilidade de doação, o que faz de suma importância uma abordagem sábia e paciente pelo profissional atuante.

Quando se discute em doação, é imprescindível não pontuar a atuação da equipe de profissionais para com este perfil de paciente, logo são os responsáveis por identificar, diagnosticar e informar a possível morte encefálica, assim acredita-se que o artigo deveria ter descrito quais os profissionais atuantes neste processo. Sabe-se que a assistência para com esses pacientes ocorre por toda equipe multiprofissional, como principalmente, o médico, enfermeiro e o fisioterapeuta.

O artigo apresenta uma boa descrição metodológica, inclusive por descriminar como a amostra da pesquisa foi encontrada, sendo através do protocolo prisma, sendo de extrema importância para estudos de revisão sistemática. Porém, o estudo não pontua quais os critérios de exclusão, e pode-se indicar uma falha, logo em pesquisa é interessante deixar esses critérios esclarecidos.

A estatística dos resultados aponta que de um total de 2.600 doadores elegíveis para doação, apenas 1.267 foram efetivados, no qual o perfil de elegíveis eram aqueles paciente com faixa etária inferior a 60 anos e do gênero masculino. Quando imagina-se o porquê desse perfil de pacientes, supõe-se que são adultos jovens, que quando compara-se ao gênero feminino, estão mais expostos a situações de perigos, os quais apresentam assim, um maior número no índice de mortalidade.

        Ao fazer as discussões é destacado questões importantes, quanto aos fatores que estão relacionados com um número pequeno de doações e a permanência de imensa fila de espera para o transplante. E então compreende que um problema base interfere em todo o processo, como o diagnóstico no tempo preciso, bem como a agilidade em acelerar todos os procedimentos necessários para se chegar até o transplante. Somado a isso, a disponibilização dos recursos necessários, a instrução tida pelo profissionais que são responsáveis por conduzir as entrevistas com os familiares.

        Por fim, observa-se um estudo de grande importância para a comunidade acadêmica e cientifica, por explorar uma temática ainda recente em nosso meio. O que possibilita a construção de outros estudos que comprovem ainda mais o qual é necessário o investimento nesse campo da saúde, incluindo investimento na formação e aperfeiçoamento profissional, bem como no recursos físicos necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com