TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS- Morfologia e Estruturas Celulares

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 4

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

ATPS Etapas 1 e 2 – Morfologia e Estruturas Celulares

I – INTRODUÇÃO

A morfologia de fungos, bactérias, protozoários e vírus constituem no estudo da estrutura, da formação e classificação desses organismos. Pode-se dizer que houve um grande avanço na morfologia desses micro-organismos, um grande exemplo disso são os fungos, pois antigamente eles eram considerados vegetais e hoje depois de muitas pesquisas passaram a possuir um reino próprio denominado fungi. Já as bactérias obtêm sua morfologia através de sua forma, tamanho e arranjo que variam de um tipo de bactéria para outro.

Outro micro-organismo estudado foram os protozoários que possuem variações entre formas e tamanhos, e a maioria dos protozoários faz respiração anaeróbica que não possui a presença de oxigênio.

II - FUNGOS

Os fungos de forma geral não realizam fotossíntese e não possui celulose na parede celular. A maioria são saprófitos, nessa categoria temos alguns parasitas de plantas ou animais e outros vivem como simbiontes.

2.1- CARACTERÍSTICAS GERAIS:

São eucarióticos, ou seja, possuem carioteca. Existem fungos macroscópicos e microscópicos, um exemplo de fungo macroscópico são os presentes no cogumelo. Já os fungos microscópicos podem ser unicelulares que são as leveduras e multicelulares que são bolores e filamentosos.

2.2- MORFOLOGIA

Os fungos apresentam duas unidades morfológicas básicas: a leveduriforme e a hifal. As leveduras são exemplos de fungos que são formados por uma única célula, e possuem a característica de crescerem rapidamente. Essa espécie de fungos é microscópica, são apenas maiores que as bactérias.

Com relação a sua morfologia, as leveduras podem ser arredondadas, cilíndricas, apiculares, ogivas, ovais e triangulares.

As hifas podem ser cenocíticas e tabicadas. Dá-se o nome de micélio o conjunto de hifas, ele cresce dentro do substrato e tem a função de absorver os nutrientes. Os tipos de micélio são: aéreo, reprodutivo e vegetativo.

Os crescimentos em meio de cultura podem ser vegetativos (rasteiro) que se localizam dentro ou sobre o substrato ou aéreos (reprodutivo) que são estruturas reprodutivas e esporos.

III - BACTÉRIAS

Morfologicamente as células bacterianas são caraterizadas quanto a sua forma, arranjo e tamanho. O tamanho varia de 0,3 micrometros por 0,8 micrometros até 10 por 25 micrométricos.

As bactérias que possuem formas de cocos, são esféricas e pertencem ao grupo homogêneo e são células que possuem um tamanho menor. Os cocos possuem denominações diferentes de acordo com seu arranjo, eles podem ser: diplococos, tétrades, sarcina, estreptococos, estafilococos, micrococos, bacilos, diplobacilos, estreptobacilos, entre outros. As bactérias que possuem a forma de bastonete, são células cilíndricas que possuem uma grande alteração no tamanho e na forma entre gêneros e espessura, existem bastonetes longos e delgados, extremidade reta, convexas ou arredondadas, pequenas e grossas e seus arranjos variam em: Diplobacilo, estreptobacilos, paliçada e tricomas. Existem também as bactérias com formas helicoidais que compõem o terceiro grupo morfológico das bactérias, nesse grupo as células bacterianas possuem o formato de espiral e se classificam em: espirilos e esperoquetas.

IV - PROTISTAS

A maioria dos protozoários são eucariontes (possuem carioteca), eles vivem em células isoladas ou em colônias, a maioria é microscópica, ou seja, não podem ser vistos a olho nu. Em geral os protistas possuem um papel importante nas cadeias alimentares das comunidades naturais.

Os protozoários são encontrados no reino protista que possuem organismos unicelulares, eucariontes e podem ser coloniais ou não. Os principais tipos podem ser: Ciliophora, Sporozoa, Sarcodina e Mastigophora.

4.1- MORFOLOGIA

Existem grandes variações entre tamanhos e formas dos protozoários. As células individuais dos protozoários representam um organismo completo, apresentam citoplasma separado do meio ambiente por uma camada protetora especial como todas as células eucariontes. Os protozoários possuem a capacidade de locomoção através de três estruturas: Pseudópodos, flagelos e cílios, mas existem exceções que se movimentam por deslizamentos e flexões do corpo sem possuir essas estruturas.

Os protozoários apresentam dois tipos de esqueletos: o esqueleto endoesquelético e exoesquelético. Alguns desses protozoários captam nutrientes absorvendo materiais orgânicos, outros dependem da fotossíntese e ainda possuem alguns que podem digerir partículas alimentares no interior dos vacúolos. A maioria desses organismos faz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com