TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Crítica do Sistema Único de Saúde

Por:   •  15/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Resumo:

O Sistema Único de Saúde (SUS), é um programa que busca fazer com que todos os cidadãos tenham direito e acesso à saúde e vem obtendo muito êxito em nosso país, porém há suas falhas.

Muitos lugares do Brasil, sendo mais afastados ou não, ainda nem conhecem o SUS que tecnicamente seria um programa de direito igual para todos, e outros não tem fácil acesso, necessitando de um grande deslocamento de sua residência até a Unidade Básica de Saúde, muitas vezes complicando e dificultando ainda mais o seu tratamento, que como todos sabem não é algo fácil de se conseguir, pelo fato do número de procura ser maior do que o programa consegue atender.

2

Introdução:

Neste trabalho será abordado de forma crítica, um tema de bastante importância para a saúde do nosso País.

Falando de um programa criado pelo governo, para atender a todos os cidadãos brasileiros que nem sempre tem condições de arcar com altos custos para seus tratamentos e acompanhamentos médicos, mas que na realidade não funciona da forma que deveria ser, sendo insuficiente em alguns aspectos.

3

Princípios do SUS

A saúde é um direito fundamental do ser humano e constitucional e promover políticas públicas que garantam esse direito é obrigação do governo. Para isso criou-se o SUS – Sistema único de Saúde em 1980.

Os princípios que norteiam o SUS são: universalidade, integralidade e equidade.

O princípio da universalidade é a garantia do direito à saúde a todos os cidadãos, independente de cor, raça ou qualquer outro fator que possa diferenciar as pessoas, e esse princípio é atingido quase que com êxito pelo SUS, exceto algumas exceções que citarei adiante. É um sistema que possui seus problemas sim, porém está em cada canto do país e quando não está presente, muitas vezes isso se dá pela falta de outras políticas públicas que não são pensadas para que todos tenham acesso. Políticas educacionais em conjunto com outras políticas poderiam amenizar esse problema, uma vez que o acesso as universidades federais de medicina geralmente é um privilégio para os alunos ricos. E esses alunos e futuros médicos dificilmente atendem as comunidades ribeirinhas, as tribos distantes do Amazonas, cidades distantes das grandes capitais e os bairros periféricos das grandes cidades.  Portanto, é saúde para todos, mas nem sempre chega a todos.

O princípio da equidade é necessário que se trate diferente cada pessoa buscando atender suas reais necessidades, uma vez que cada ser humano é único. Esse é um princípio muito confundido com o princípio da igualdade, e com isso as políticas de saúde são pensadas coletivamente, e a distribuição de verbas para o atendimento também. As mesmas planejadas para um bairro nobre de uma grande cidade como a de São Paulo não podem de forma alguma ser igual as ações de um bairro periférico dessa mesma cidade, em que as pessoas muitas vezes não tem água potável e saneamento básico em suas casas e ruas.

O princípio da integralidade que visa olhar o cidadão como um todo, promovendo prevenção a doenças, a assistência e tratamento, bem como a recuperação, apesar de melhoras no que se diz respeito à prevenção das doenças, com a implementação do programa saúde da família, sabe-se que muitas vezes a mulher não tem acesso a uma mamografia, que é um exame preventivo de câncer de mama sendo essa uma das maiores causas de morte entre as mulheres.

Outras vezes, o cidadão sofre um acidente, é atendido em um pronto socorro e lá realiza os procedimentos necessários de primeiros socorros e até mesmo

4

 cirúrgico, porém não tem acesso posteriormente aos tratamentos de reabilitação como a fisioterapia, ou seja, fica muito restrito o acesso a prevenção e reabilitação.

Os princípios do SUS são necessários e excelentes, em alguns casos como o das filas de transplantes, funcionam perfeitamente. Vimos também um bom exemplo do funcionamento nessa pandemia que apesar de todos os problemas o sistema não colapsou como em países muito mais ricos e desenvolvidos, as vacinas também são um bom exemplo, pois todos tiveram acesso independente de cor, raça ou classe social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com