TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES DA FISIOTERAPIA NA ÁREA PÚBLICA E PRIVADA

Por:   •  7/8/2015  •  Abstract  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  1.325 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

CONSIDERAÇÕES DA FISIOTERAPIA NA ÁREA PÚBLICA E PRIVADA

Palhoça

2011

[pic 2]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

CONSIDERAÇÕES DA FISIOTERAPIA NA ÁREA PÚBLICA E PRIVADA

[pic 3]

Palhoça

2011

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO .............................................................................................................3
  2. CONSIDERAÇÕES DA FISIOTERAPIA NA ÁREA PÚBLICA E PRIVADA...4
  3. CONCLUSÃO .............................................................................................................10
  4. REFERÊNCIAS ..........................................................................................................11


1 INTRODUÇÃO

A fisioterapia tem como objetivo formar profissionais habilitados para poderem realizar as competências de atenção a saúde, tomada de decisões, a serem acessíveis, terem espírito de liderança, saberem gerenciar e administrar o estabelecimento e a educação deve ser constante na vida desse estudante.

O profissional de fisioterapia está apto para atuar na fisioterapia clinica, ou seja, atender em ambulatórios, consultórios, centros de reabilitação, hospitais e clínicas. E também na saúde coletiva atendendo as ações básicas, a fisioterapia no trabalho, em programas institucionais e na vigilância sanitária.

Entretanto, o fisioterapeuta pode atender como particular, em clínicas, centros de reabilitação, consultórios particulares, ou também pelo atendimento público através dos ambulatórios, hospitais e postos de saúde.


2 CONSIDERAÇÕES DA FISIOTERAPIA NO ATENDIMENTO PÚBLICO E PRIVADO

O fisioterapeuta é um profissional da área da saúde com formação acadêmica superior, que a partir de uma visão generalista, humanística, crítica e reflexiva, está capacitado a atuar em todos os níveis de atenção a saúde – preventiva, curativa e reabilitadora – na áreas educacionais, administrativas e de pesquisas científicas. O mesmo está habilitado a realizar o diagnóstico dos distúrbios cinético funcionais, prognóstico, prescrever, intervenção e alta, desenvolvendo competências e habilidades inerentes no seu perfil profissional com responsabilidades ética e autonomia.

A fisioterapia é a ciência da saúde que estuda o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, mas suas alterações patológicas, repercussões psíquicas e orgânicas. Atua no sentido de preservar, manter, restaurar ou desenvolver a integridade de órgãos, sistema ou função. Busca, portanto, a reintegração do indivíduo a sociedade, no que tange a sua atividade funcional, visando o equilíbrio da saúde e melhoria na qualidade de vida.

O fisioterapeuta possui um corpo de conhecimento e metodologia de intervenção terapêutica próprios, respaldados no domínio dos conhecimentos adquiridos pelo estudo das ciências biológicas, da biofísica, da biomecânica, da cinesiologia, da sinergia funcional, das patologias de órgãos e sistemas, bem como das disciplinas comportamentais e sociais.

A área de atuação do fisioterapeuta pode ser Clínica– hospitais e clínicas, ambulatórios, consultórios, centro de reabilitação-, Saúde coletiva- programas institucionais, ações básicas de saúde, fisioterapia do trabalho, vigilância sanitária -, Educação- docência, extensão, pesquisa, supervisão, direção e coordenação de cursos-, também atuam no esporte, acupuntura, indústria de equipamentos de uso fisioterapêuticos, enfim diversas áreas tanto na saúde pública como de forma particular.

Nas atribuições públicas podem atuar em ambulatórios, hospitais públicos, postos de saúde (participando das ações básicas). Para ingressar na área pública é preciso a participação em concursos públicos destinados para essa área e é preciso ter o diploma e o registro da profissão. Nessa área o fisioterapeuta seria responsável por atividades de planejamento, programação, ordenação, pesquisas, supervisão, além de coordenar as atividades relativas à prevenção e recuperação da saúde individual e coletiva, devendo atuar com outros profissionais como o NASF e o PSF, sempre estando preparado para a rotina de hospitais, postos de saúde e ambulatórios.

Para quem segue a área particular, trabalham em clínicas, consultórios, centros de reabilitação particulares, atendimento em domicílio. O ingresso na área particular é feito através de indicação e entrega de currículo nas determinadas instituições privadas, não podendo faltar o diploma e o registro da profissão.

Tanto para quem trabalha na área privada como na pública as atribuições são as mesmas, importando a cima de tudo o bem estar do paciente e respeitando os princípios éticos.

O Fisioterapeuta, como os demais profissionais de saúde, tem sólida formação acadêmica, para atuar no desenvolvimento de programas de promoção de saúde. Porém, freqüentemente, tem suas atividades profissionais reconhecidas na reabilitação e na recuperação de pessoas fisicamente lesadas com atuação, portanto, em níveis de atenção secundária e terciária à saúde.

A inserção da fisioterapia na rede pública de saúde vem sofrendo a influência do seu surgimento, pois apresenta sua origem e evolução marcadas pela reabilitação. A própria origem da fisioterapia enfatizou e dirigiu as definições do campo profissional para atividades recuperativas, reabilitadoras e atenuadoras de um organismo que se encontra em más condições de saúde .

No entanto, a formação universitária, como especificado pelo Ministério da Educação (MEC), destaca o fisioterapeuta como um profissional generalista, sendo capaz, portanto, de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, não devendo ficar restrito às ações curativas e reabilitadoras.
As propostas de atuação da fisioterapia, na atenção primária, apresentam-se com os objetivos de desenvolver ações voltadas à manutenção
da saúde ou, então, em última instância, à prevenção de seqüelas e não apenas à reabilitação.
É dentro desta nova perspectiva de atuação profissional que se insere o fisioterapeuta preventivo, agindo em programas de promoção de saúde e proteção específica . (fisioterapia no psf –
WWW.portalfisioterapia.com.br).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (171 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com