TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfisema Pulmonar

Por:   •  14/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

O enfisema pulmonar é uma doença crônica, ou DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), onde ocorre a destruição dos tecidos pulmonares de maneira gradual. Esta destruição acontece nos alvéolos onde é feita a troca gasosa, ou seja, onde absorvemos oxigênio e liberamos dióxido de carbono. Normalmente o enfisema se deve ao tabagismo, podendo também ser causado por vapores químicos ou poluentes, por exemplo. O enfisema pode também surgir em pessoas não fumantes que tem deficiência de uma enzima protetora dos pulmões (alfa-1-antitripsina), caso onde a doença se manifesta mais cedo e cuja origem geralmente é genética.
Danos causados aos pulmões: destruição, estreitamento, dilatação, inflamação. 
Principais causas: fumantes crônicos, genética, má qualidade do ar.

O que geralmente é achado nos raio-x (para ajudar a olhar as imagens) em campos pulmonares: transparência aumentada. Ruído na parede torácica e diafragma: diâmetro AP aumentado, esterno proeminente, diafragma plano.

Enfisema acinar é caracterizado por envolvimento predominantemente dos dutos e sacos alveolares e acomete as regiões pulmonares subpleural, adjacente ao septo interlobular e vasos. É caracterizado por uma bolha.

Enfisema centrolobular é caracterizado por septos centrolobulares, alveolares destruídos e dilatação dos bronquíolos respiratórios. Sem paredes visíveis, de distribuição não-uniforme e se localiza predominantemente nas regiões pulmonares superiores.

Enfisema panlobular, envolve todas as porções do lóbulo secundário. Ele predomina nos lobos inferiores. Tem bastante atenuação parenquimatosa e pobreza vascular.

O tratamento consiste em evitar o avanço da doença e aliviar os sintomas, isto pode ser obtido, por exemplo, com o uso de remédios como corticóides ou broncodilatadores. Em alguns casos recomenda-se que o paciente inale oxigênio (oxigenioterapia). Abandonar o cigarro, evidentemente, é algo que deve ser feito de imediato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (296.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com