TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOTERAPIA NEONATAL E PEDIÁTRICA - ÁREA DE ATUAÇÃO

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.775 Palavras (12 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA

FISIOTERAPIA NEONATAL E PEDIATRICA

Cristiane Moreir Domingues da Silva

Débora Lima De Oliveira

João Sérgio Rodrigues Amanajás Junior

Mariana Alves Soares

TURMA: FIS12

MARABÁ

2014/2

  1. INTRODUÇÃO

             A Fisioterapia Pediátrica e Neonatal é uma especialidade da Fisioterapia voltada exclusivamente para o público infantil. Ela aborda todas as questões relacionadas ao desenvolvimento neuropsicomotor da criança, e também respiratórios, seguindo a máxima de que este público se encontra em fase de crescimento e desenvolvimento. Por isso, o tratamento é sempre baseado nas características do desenvolvimento neuromotor.

              Ambas utilizam uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos fisioterapêuticos com atividades lúdicas e sociais, levando a criança em uma maior integração com sua família e sociedade.

             Toda criança além de crescer, ou seja, ganhar peso e altura necessita adquirir habilidades físicas e motoras. É muito importante observar permanentemente o desenvolvimento físico e a postura da criança. A falta de estímulos adequados, doenças, deficiências físicas, desnutrição, obesidade e o próprio meio ambiente, podem interferir de maneira negativa no desenvolvimento físico.

 

             2.0 DESENVOLVIMENTO

             2.1 Fisioterapia Motora

[pic 2] [pic 3] [pic 4]

             

             A fisioterapia pediátrica motora também é uma especialidade da fisioterapia que utiliza de técnicas no tratamento de pacientes neonatais, lactentes e pediátricos, é indicada para casos como perda de força muscular, encurtamentos musculares, rigidez articular, dores articulares causadas por falta de mobilizações, alterações posturais e deformidades articulares. Com a fisioterapia motora essas complicações em alguns casos podem ser revertidas, visando assim uma melhora para a criança. Utilizando-se de técnicas manuais como alongamentos, mobilizações manuais, posicionamentos, correções posturais, a fisioterapia se faz eficaz.

             A Fisioterapia Pediátrica Motora consiste em uma abordagem não somente motora, mas também cognitiva, onde se tem como foco principal as aquisições motoras da criança. Tem como principal objetivo desenvolver de maneira eficaz e com qualidade as habilidades motoras, cognitivas e psicológicas da criança uma vez que estão interligadas. Trata encurtamentos, prevenindo-os ou diminuindo-os, tônus, força e movimentos incoordenados. Este trabalho deve ser realizado de maneira lúdica. Há casos em que não há quase interação do paciente, o fisioterapeuta deve estar atento a sinais de desconforto como sudorese excessiva, fadiga muscular, fácies dolorosa por exemplo, quando a criança não conseguir ou não puder se expressar verbalmente.

             A relação fisioterapeuta – criança – familiar deve ser harmônica e amistosa, pois assim facilita o tratamento, reduzindo o choro e a resistência da criança ao tratamento.  Na maioria das vezes quando o fisioterapeuta consegue entender e respeitar o choro e medo da criança diante da sessão de fisioterapia, o atendimento se torna uma brincadeira, e os resultados veem muito mais rápido.

            Leva-se em consideração as patologias e as síndromes que possam culminar com acometimento cerebral gerando consequências motoras e/ou atrasos no desenvolvimento. É importante sempre correlacionar o desenvolvimento da criança com sua idade cronológica, corrigida e também motora, para conseguir delimitar um bom plano de tratamento e traçar metas a curto, médio e longo prazo.

             2.2 Fisioterapia Neurológica

             Nesse contexto, o fisioterapeuta tem como principal objetivo desenvolver habilidades, melhorando a independência funcional num contexto lúdico e educativo, recuperar as habilidades motoras perdidas dentro do limite do paciente, treinar novas formas de adaptação ao ambiente e as suas atividades dentro de sua capacidade e por fim orientá-lo e a família também sobre formas de higiene e adaptações.

             A Fisioterapia Neurológica tem por objetivo tratar com eficácia os distúrbios relacionados sempre com o objetivo de minimizar os efeitos da incapacidade, seja ela permanente ou não e readquirir a máxima independência funcional possível. É a área de atuação da fisioterapia que atua no tratamento de disfunções do sistema nervoso central e/ou do sistema nervoso periférico e têm o objetivo de analisar os déficits neurológicos e determinar o tratamento adequado para cada paciente. 

             2.3 Fisioterapia Reumatológica

             Fisioterapia Reumatológica trata as doenças crônico – degenerativas, com objetivo de minimizar dores e incapacidades, evitar e prevenir deformidades, fortalecer e alongar músculos envolvidos. Buscando sempre o Bem Estar nas atividades funcionais.

 PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÕES DA FISIOTERAPIA MOTORA E SUAS RESPECTIVAS PATOLOGIAS

- Desenvolvimento motor normal de 0 ao 12°mês: O desenvolvimento motor normal é caracterizado pela maturação gradual do controle postural com o aperfeiçoamento das reações de retificação e equilíbrio, as quais formam a base da atividade específica normal.

- Paralisia Cerebral: Lesão ou malformação do encéfalo imaturo de caráter permanente, mas não progressivo, que leva a alterações da postura e do movimento permanente mas mutáveis.

- Mielomeningocele: Má formação congênita, Ocorre nas primeiras semanas de gravidez quando o tubo neural do embrião não se fecha corretamente. Podem originar a Espinha Bifada: Fatores genéticos, ambientais, idade avançada dos pais, e ingestão de álcool durante a gravidez, déficit de ácido fólico. O paciente com Mielomeningocele pode apresentar: falta de sensibilidade da lesão, geralmente pés tortos e luxação de quadril e cifose (protuberância óssea na coluna vertebral); falta de controle da bexiga e intestinos e Hidrocefalia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (386.6 Kb)   docx (355 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com