TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia do “choquinho” – Como funciona

Artigo: Fisioterapia do “choquinho” – Como funciona. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Artigo  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

Fisioterapia do “choquinho” – Como funciona?

Publicado em 15/08/2010 por Virgínia Helena

A fisioterapia do “choquinho” é o famoso recurso de eletroterapia utilizado como tratamento nas clínicas de fisioterapia. Já ouvi ínúmeras vezes de pacientes, amigos e familiares que “fisioterapia não resolve nada”, “fico tomando aquele ‘choquinho’ por um tempão e não adianta nada”. De fato. O TENS, é o aparelho que produz esse choquinho. Ele tem por finalidade a analgesia, porém, sua aplicação deve ser por tempo não menor que 40 minutos, pois sua fisiologia de atuação baseia-se na estimulação elétrica dos nervos, liberando opióides endógenos, que são substâncias endógenas com poder analgésico, como por exemplo a endorfina. A efetividade do TENS no alívio da dor tem sido bem apoiada por um grande número de estudos e experimentos clínicos (veja Thorsteinsson, 1983 e Fahrer, 1991). Contudo, há um número substancial de estudos que não mostraram benefícios com a aplicação do TENS. A literatura sugere que, a medida que o número de experimentos interpretados como “eficazes” domina levemente sobre os estudos “não comprovados” e “não eficazes”, o TENS deve ser considerado um auxílio analgésico adjunto. Isso mesmo. Ele deve ser apenas uma parte do tratamento, e não o tratamento. E digo mais, na minha opinião profissional, uma parte bem pequena do tratamento.

Em geral, ao tratar dor aguda e certos tipos de dor neurogênica, os resultados parecem ser melhores do que aqueles obtidos no tratamento da dor crônica. Porém, independente do tipo de dor ou patologia, deve-se ter em mente que ele é apenas um recurso que, apesar de utilizado em larga escala, não faz milagres. Na maioria dos casos, sua aplicação é por tempo inferior a 40 minutos e, muitas vezes não há complemento na sessão, como exercícios ou terapia manual.

A duração do alívio da dor devido ao uso do TENS é muito variável. Um estudo (Thorsteinsson et al., 1977) relatou uma média de 4-7 horas, mas não está claro por que a dor deveria ser aliviada por períodos assim tão longos devido ao próprio mecanismo fisiológico envolvido. Um estudo subsequente (Johnson et al., 1991) relatou que a analgesia durava menos de 30 minutos em cerca de metade dos pacientes e cerca de uma hora em outros 30%. Esse estudo, particularmente valioso, de um grande número de pessoas que utilizam TENS a longo prazo, mostrou que quase metade (47%) teve a dor reduzida em mais da metade como resultado desse tratamento. É interessante observar que alguns dos pacientes que não obtiveram alívio da dor continuaram a usar o TENS, aparentemente porque ele proporcionava distração da dor, demonstrando que o TENS pode fazer mais do que aliviá-la. Um estudo adicional feito pelos mesmos autores descobriu que os pacientes usavam consistentemente frequências de pulso e padrões particulares para controlar sua dor. Apesar de esses parâmetros variarem largamente entre os indivíduos, parece não haver relação entre eles e a causa ou local da dor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com