TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia preventiva

Por:   •  6/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  14.944 Palavras (60 Páginas)  •  2.528 Visualizações

Página 1 de 60

FISIOTERAPIA NO AMBIENTE DE TRABALHO

1.1           CONCEITO DE TRABALHO E SUA ORIGEM

 

O trabalho é a atividade desenvolvida pelo homem com o objetivo de produzir riqueza. A história do trabalho começa quando o homem procura os meios adequados para satisfazer suas necessidades. À medida que a satisfação pessoal é atingida, apliam-se as necessidades e e criam-se as relações sociaisque determinam a visão histórica do trabalho. Assim o trabalho permanece subordinado às formas sociais historicamente limitadas e às correspondentes organizações técnicas, caracterizando o chamado modo de produção. De acordo com Braverman, citado por Deliberato (2002), toda a sociedade é um momento no processo histórico, somente podendo ser entendida como parte integrante e indissociável desse processo.

          Escravismos, feudalismo e capitalismo são exemplos de formas sociais desenvolvidas e estruturadas nas relações que dominam o processo e a organização do trabalho sob determinadas circunstâncias, originam as relacões fundamentais desse processo. Assim, o momento histórico é compreendido pela maneira como os homens produzem os meios materias, ou seja, a riqueza.

          De forma conceitual podemos dizer que o processo de trabalho é o resultado da combinação do objeto, dos meios, da força e do produto do trabalho. O objeto do trabalho é a matéria que se encontra em seu estado natural; já a matéria-prima é aquela que sofreu intervenção do homem, mas ainda não foi convertida em produto. Os meios de trabalho são os instrumentos que o homem utiliza para realizar a transformação da matéria e o ambiente em que o corre essa transformação. A força de trabalho representa a energia humana usada no processo de transformação, mas não pode ser confundida com o próprio trabalho, que nesse caso representa o rendimento da força de trabalho. Finalizando, o produto é o valor criado pelo trabalho e corresponde ao objeto produzido para satisfazer as necessidades do homem (DELIBERATO 2002).

          O longo periodo de mais de quinhentos mil anos compreendido entre o aparecimento do homem e a formação das primeiras sociedades humanas divididas em classe é comumente denominado pré-história. Nesse período obeserva-se a formação e a organização primitiva das relações basicas das sociedades humanas (DELIBERATO 2002).

          A evolução pode ser compreendida com a analise de quatro pontos fundamentais:

1.    A passagem da vida nas cavernas naturais para as cabanas em pedra e madeira;

2.    O desenvolvimento de conhecimentos técnicos aplicados na fabricação de isntrumentos de pedra empregados na caça, na pesca, na luta corporal com animais de grande porte ou com outros homens;

3.    A passsegem para convivência em grupos, com a prática sistemática de atividades coletivas;

4.    O desenvolvimento do pensamento e da religião pela reciclagem permanente das formas de explicação dos fenomenos naturais observados empiricamente.

 

No século XVIII houve uma grande mudança nos processos de trabalho. A população cresceu aceleradamente, o que estimulou a produção em grande escala, pois havia mão de obra abundante proveniente da migração para as cidades. Esse momento estabelece o surgimento das primeiras preocupações com a racionalização da produção e com o comportamento do indivíduo diante de sua tarefa (DELIBERATO 2002).

A especialização das etapas da produção começou a ser considerada um meio eficiente de proporcionar destraza ao trabalhador no desempenho de suas atividades, ao mesmo tempo servia de propósito de minimizar a tempo do processo de produção.

Nesse período, as jornadas de trabalho eram extensas e os salários baixos, fato que condicionava o trabalhador para que ele vivesse no trabalho, porém sem que suas necessidades básicas fossem supridas.

No século XIX surgiram propostas que o salário devia ser proporcional à produção de cada trabalhador. Mesmo sem alterar a prática dos processos produtivos, o trabalhador passou a ser motivo de preocupação e questionamentos. A motivação, a melhoria do ambiente de trabalho e a monotonia produzida pela especialização, fatores que afetam diretamente a vida do trabalhador no local de trabalho, passaram a ser teorizados timidamente e em algumas poucas empresas.

A partir desse momento surge o capitalismo, cujo marco exponencial é o momento definido como revolução industrial, caracterizado pela evolução tecnológica aplicada à produção e a consequenterevolução, tanto nos processos produtivos como nas relações sociais.

A revolução industrial apresenta duas fases. A primeira, que compreende o período entre 1760 e 1850, corresponde ao momento das transformações tecnológicas e sociais promovidas basicamente no setor têxtil, da máquina ao vapor em substituição às antigas fontes de energia usadas até então (força manual, tração animal, energia hidráulica).

A segunda fase ocorreu entre 1859 a 1900, caracterizada pela expansão do uso da máquina a vapor em mais países da Europa, nos EUA e na Ásia. Essa expansão é acompanhada por novos avanços tecnológicos, especialmente a descoberta da eletri cidade e de vários tipos de combustíveis derivados do petróleo usados como força motriz, a invensão do rádio e dos motores de explosão, e o automóvel, o invento mais representativo desse período.

As duas fases da Revolução Industrial correspondem à uma etapa importante no crescimento do capitalismo, englobando o período entre o séc XIX e a primeira guerra mundial (1914 - 1918), principalmente assentando a livre concorrência e por isso denominado capitalsmo liberal.

Durante esta fase que se arrasta até os dias atuais, a produção industrial é automotizada e os meios de comunicação se expandem-se vertiginosamente. A energia elétrica substitui definitivamente a energia a vapor.

No século XX, implanta-se definitivamente a indústria mecanizada com produção automatizada, observando-se um avanço tecnológico espetacular.

Taylor(1887), por meio de métodos empíricos , estabeleceu técnicas para uma administração voltada à priduçao individual com base para um maior e melhor desempenho geral da industria. Pesquisou métodos e concretizou maneiras eficientes para o desempenhos das máquinas e dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (101.3 Kb)   pdf (550.4 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 59 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com