TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia preventiva e ergonomia

Relatório de pesquisa: Fisioterapia preventiva e ergonomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE CAMPO LIMPO

CURSO: FISIOTERAPIA

Fisioterapia Preventiva e Ergonomia

Alunas: Nathália Karolline RA:4210774809

Mayara Mendes RA:3748715849

Jussyara Sousa RA:

Erika Cristina RA:5668153613

Iolanda Regina RA:3715670694

Série:4º e 5º Semestre

SÃO PAULO

2014

Este relatório é uma breve apresentação do que iremos abordar na atividade prática supervisionada. O tema que iremos abordar é Fisioterapia Preventiva na Saúde do Trabalhador; neste iremos abordar sobre a prevenção que o fisioterapeuta pode realizar com os trabalhadores de uma empresa. Os participantes do grupo são: Erika, Jussyara, Nathália, Mayara e Iolanda, alunas do 4ª e 5ª semestre do curso de Fisioterapia.

Para manter a qualidade do trabalho, é preciso que o trabalhador esteja com a saúde em dia. É essa a função da fisioterapia do trabalho: prevenir, resgatar e manter a saúde do trabalhador. Para isso, aspectos como biomecânica, ergonomia, atividade física laboral e recuperação de queixas ou desconforto físicos estão entre os elementos trabalhados pelo fisioterapeuta.

Para evitar tais desconfortos dentro e fora do trabalho e proporcionar um maior desempenho e produtividade, além, é claro, do bem-estar, o fisioterapeuta deve avaliar, prevenir e tratar as lesões ocasionadas pelas atividades exercidas durante as horas de trabalho. Essa análise deve conter não apenas o profissional, mas tudo que envolve o seu ambiente de trabalho.

Na ergonomia, por exemplo, o fisioterapeuta tem a função de detectar os movimentos realizados pelo trabalhador durante suas horas de atividade, distinguindo de maneira clara as exigências do trabalho e as dificuldades que o trabalhador enfrenta. Assim, unindo à ergonomia a cinesiologia e a fisiologia, o fisioterapeuta atua de forma significativa nos meios de produção do profissional e promovendo sua saúde.

Hoje, o fisioterapeuta do trabalho também é responsável pela por desenvolver programas que previnem acidentes, além de prestar consultoria e realizar a readaptação do funcionário afastado que retorna ao trabalho. Durante a prevenção, é função dos fisioterapeutas incentivar os empregados a adquirir novos hábitos de vida e adquirir uma consciência corporal, gerando um bem estar físico e emocional no ambiente de trabalho. Durante a fisioterapia preventiva também é possível reduzir as chances do aparecimento da LER/DORT.

As atribuições do Fisioterapeuta do Trabalho são:

- Prevenir desconforto ou queixas músculo-esqueléticas nas atividades laborais;

- Estudar a ergonometria do trabalho, junto à equipe de saúde e segurança do trabalho;

- Promover palestras de conscientização, capacitação e treinamento preventivo de doenças ocupacionais;

- Realizar orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores (dentro e fora do ambiente de trabalho e durante a execução de suas atividades ocupacionais;

- Avaliar a posturar e a analisar a biomecânica das tarefas nos postos de trabalho, promovendo a adequação do posto e das posturas para um melhor desempenho;

- Desenvolver programas de ginástica laboral;

- Realizar o tratamento das patologias ou das queixas músculo-esqueléticas, dentro ou fora da empresa.

- Promover ações terapêuticas preventivas às instalações de processos que levam a incapacidade funcional do trabalho.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com