TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia Preventiva E Ergonomia

Monografias: Fisioterapia Preventiva E Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  2.296 Palavras (10 Páginas)  •  1.241 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO:

A fisioterapia preventiva e ergonomia, visa uma melhor qualidade de vida, através de um conjunto de ações que tem uma posição preventiva, contribui tanto para identificação dos fatores de risco as doenças ocupacionais, através das análises ergonômicas, como também para as suas soluções, através de medidas corretivas aos riscos levantados nos postos de trabalhos e programas de saúde preventiva.

FISIOTERAPIA PREVENTIVA

A fisioterapia preventiva serve para promover a saúde e bem estar, devendo ser utilizada por toda a população, desde criança até idosos. Embora ela seja aplicada com mais frequência na área esportiva, para a prevenção de lesões durante as atividades desportivas, ela traz não traz benefícios somente a atletas e sim a todos. Donas de casas, crianças, trabalhadores e idosos tem uma melhor qualidade de vida com a fisioterapia preventiva.

A fisioterapia preventiva tem várias áreas de atuação, podendo ser empregada às empresas, escolas, em unidades básicas de saúde e para a terceira idade.

Ela é divida em três níveis:

• Fisioterapia primária:

• Fisioterapia secundária

• Fisioterapia terciaria.

Na primária encontram-se agrupadas as medidas ou ações especialmente destinadas ao período que antecede a ocorrência da doença. Dentre elas, destacam-se o saneamento básico, a vacinação e o controle de vetores. Significa evitar a ocorrência de uma doença, eliminando fatores de risco ou tratamento de lesões precursoras. Ela é definida como promoção de saúde e as prevenções de enfermidades ou profilaxia.

Alguns Exemplos:

1-Uso de preservativos para evitar a infecção por DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)

2-Uso de capacete pelo motociclista. Uso de cinto de segurança, airbag, capacetes e outros dispositivos de segurança para ciclistas e motociclistas.

3-Uso de luvas para manipular material biológico.

4- Controle de vetores, vacinas, como a vacina para poliomelite.

5-Ginástica laboral e exercício físico para aqueles que nunca tiveram tendinite, diminuirá as possibilidades de que os mesmos desenvolvam a doença.

A secundária é o conjunto de ações que visam identificar e corrigir o mais precocemente possível qualquer desvio da normalidade de forma a colocar o indivíduo de imediato na situação saudável, ou seja, têm como objetivo a diminuição da prevalência da doença. Visa o diagnóstico, o tratamento e à limitação do dano. A prevenção secundária consiste em um diagnostico precoce e tratamento imediato.

Alguns Exemplos:

2-Um paciente com infecção por HPV (papiloma virus humano) no colo do útero com acompanhamento e orientação do ginecologista , pode evitar o câncer de colo de útero.

3-Um paciente com tendinite em fase aguda, inicial, com o tratamento fisioterapêutico correto, pode evitara piora que evolui para a diminuição dos movimentos do braço.

4-Alguns tipos de câncer e doenças cardíacas, a progressão da doença pode frequentemente ser modificada em favor do paciente, para minimizar os seus efeitos.

A terciária tem medidas e ações relacionadas á limitação da incapacidade, para minimizar e ou retardar as conseqüências de doenças clinicamente avançadas, é o reconhecimento tardio dos processos patológicos, aponta a insuficiência ou deficiências das fases anteriores, pode também significar busca tardia pelo atendimento.

Exemplo:

Em um acidente vascular cerebral ou derrame, a fisioterapia contribui para minimizar as sequelas.

Fisioterapia preventiva nas empresas.

A fisioterapia preventiva vem ganhando espaço nas empresas, que estão investindo no real bem estar de seus funcionários, pois já ficou constatado que pessoas saudáveis geram ambientes saudáveis. A prevenção vem resgatar e manter a manutenção da saúde do trabalhador, abordando diversos aspectos como: ergonomia, biomecânica e atividade física laboral e recuperação de queixas ou desconforto físico.

Fisioterapia preventiva na saúde escolar

Nas escolas a fisioterapia preventiva vem para ajudar nos fatores psicomotores que são: postura, equilíbrio, coordenação motora global e fina, lateralidade, estruturação espacial e temporal; que são fundamentais para que a criança realize certas ações escolares como a escrita.

Vem cuidar para que o aluno tenha uma boa postura, evitando assim problemas posturais futuros e facilitando no rendimento escolar, escolha da mochila adequada, contendo duas alças ajustadas ao corpo da criança, conteúdo distribuído uniformemente correspondendo a 10% do peso corporal.

Realizando trabalho de concientização corporal com todos os funcionários e professores da escola.

Utiliza recursos para potencializar a funcionabilidade escolar de alunos com deficiência física, com órtese de posicionamento, engrossadores de lápis e canetas, checando na cadeira de rodas o assento, encosto, apoio de braços, pernas e pé. Adequando o aluno ao mobiliário escolar, material no campo de visão e adequar o bom posicionamento para execução de

atividades sobre a carteira.

Fisioterapia preventiva na saúde do idoso

O envelhecimento é um processo natural que ocorre ao longo de toda a experiência de vida do ser humano, por meio de escolhas e de circunstâncias. Envelhecer, portanto, deve ser com saúde, de forma ativa, livre de qualquer tipo de dependência funcional, o que exige promoção da saúde em todas as idades.

O envelhecimento causa diminuição da massa muscular, perda de força e resistência muscular, perda de massa óssea levando a osteoporose, diminuição da agilidade pela diminuição da reação da condução nervosa, diminuição da coordenação motora fina e global, equilíbrio, mobilidade articular diminuída, termorregulação alterada, aumento do trabalho ventilatório ao esforço, além das alterações visuais, auditivas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com