TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções da fáscia: sustentação, proteção e nutrição.

Por:   •  7/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  1.546 Visualizações

Página 1 de 4

RTM

Pompagens: serve para liberar fáscias.

A fáscia é um tecido conjuntivo fibroso que pode gerar tensão local e a distância, é composta por elastina e colágeno. E as pompagens atuam sobre elas para estimularem a produção de colágeno a um comprimento mais fisiológico e menos rígido, melhorando o controle postural. Através da pompagem aumentamos a mobilidade entre as fáscias e mobilidade do liquido intersticial, diminuindo a aparência da celulite. A pompagem melhora tanto a fáscia sobre o tecido muscular quanto vísceras e ligamentos.

Funções da fáscia: sustentação, proteção e nutrição.

Patologias das fáscias: Comprometimento circulatório, onde temos celulites e edemas crônicos (fáscia densa perde a mobilidade de liquido gerando fibrose e estase liquida); Comprometimento musculoaponeurótico artroses, retrações musculares e dores; Comprometimento circulatório e musculoaponeurótico redução de jogo articular (relaciona com fáscias danificadas).

Objetivo das pompagens: minimizar retrações musculares, minimizar degenerações cartilaginosas e melhorar a circulação do liquido intersticial.

Técnica: Tensionamento (até o limite do tecido, sem tracionamento das articulações), manutenção (45 a 60 seg) e retorno (lento).

Massagem Transversa Profunda/ Técnica de Cyriax: é uma manobra exclusiva para músculos, tendões e ligamentos, necessita de uma precisão diagnóstica, onde devemos saber exatamente o ponto onde aplicar e também é necessário uma anamnese e um exame físico para a indicação. Ela é um complemento do propósito terapêutico. Ela tem ação mecânica sobre o tecido que gera movimento entre as camadas da pele. Ela é pontual no local de origem da dor (Fricção) que gera uma lesão traumática no tecido (intencional) para poder gerar efeitos terapêuticos como hiperemia, analgesia e redução do tecido cicatricial.

Indicações: lesões crônicas principalmente, lesões agudas (só é usado quando se busca analgesia), no mais é usado em tecidos com dor.

Contra-indicações: Inflamações bacterianas que constituem uma infecção + inflamação, em doenças reumáticas e bursites, pois em doenças reumáticas não vai resolver o problema por que existe uma doença de base, e em bursites, pois iremos gerar lesão em tecido sadio para alcançar a bursa, calcificações de estruturas moles e indivíduos com baixa tolerância a dor.

Técnica: Movimento de vai e vem perpendicular ao tecido (as fibras musculares), não se deve usar lubrificantes e deve ser usada previamente a técnica de analgesia, deve ter um adequado posicionamento das mãos do terapeuta, o músculo deve estar levemente encurtado (relaxado) e o tendão ou ligamento levemente estirado, a pressão que o terapeuta aplica sobre o ponto de dor vai de acordo com o paciente e a duração de aplicação da técnica é de 10 min com uma freqüência de no mínimo dois dias entre uma sessão e a outra e o fisioterapeuta deve prestar assistência sempre que preciso.

Técnica Posicional de Alívio da Dor/ Técnica de Jones/ Técnica de estiramento e contra estiramento (ECE): essa técnica é usada para disfunções de músculos e articulações, usada em qualquer tipo de dor e pode ser aplicada sobre o paciente todos os dias. Não pode ser usada diretamente sobre a articulação????? É necessário localizar o ponto sensível do paciente, que geralmente quando o ponto for miofascial estará localizado no músculo encurtado, nessa técnica se busca a posição de maior conforto ao paciente que geralmente é a posição em que ele se lesionou, então ao realizarmos o movimento da lesão nos reduzimos a ativação do fuso muscular e melhoramos a circulação local e assim quebramos o ciclo dor-espasmo-dor.

Ponto sensível na face anterior: posição de conforto em flexão/ ponto sensível na face posterior: posição de conforto em extensão/ ponto sensível na face lateral do corpo: posição de conforto em flexão lateral e rotação.

A técnica de Jones tem como objetivo reduzir a dor para favorecer a função, encantar o paciente, seus efeitos terapêuticos são a redução da dor e melhor no desempenho funcional. É indicado a lesões por estiramento, espasmos pré e pós-operatórios e disfunções crônicas de tecidos moles. Não possui nenhuma contra-indicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com