TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do Shantala

Artigo: Historia do Shantala. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  1.199 Visualizações

Página 1 de 4

Historia do Shantala

Em 1976 o francês Fréderick Leboier, médico obstetra, viajava pela Índia quando viu uma mulher sentada na calçada em Calcutá massageando seu filho. A prática era comum no país e transmitida de mãe para filha. Encantado com aquele momento, Leboier fotografou a mulher, que se chamava Shantala, e pediu que lhe ensinasse a técnica.

De volta ao Ocidente, Fréderick Leboier foi responsável pela divulgação da prática que ele batizou de Shantala em homenagem a sua "tutora". O renomado médico já trabalhava em busca da humanização da assistência à mulher no parto desde a década de 60.

No Brasil, a Shantala foi introduzida a partir de 1978, através da professora de yoga Maria de Lourdes da Silva Teixeira, conhecida como Fadynha. Ela conheceu o método através do médico francês. Ainda hoje, Fadynha se dedica a divulgação da Shantala no país através de cursos e palestras.

Shantala traduz um momento especial oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê. O toque carinhoso é a melhor forma dos pais se aproximarem do bebê após um dia de trabalho, transmitindo amor e carinho através das mãos. Esse contato ajudará muito os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam, isso é muito importante e ajudará em muito nos dias difíceis da criança

OS BENEFICIOS

A Shantala, enquanto toque terapêutico proporciona a estimulação cutânea e o desenvolvimento psicomotor da criança. O toque estimula a pele, que por sua vez produz enzimas necessárias para síntese proteica. Ocorre a produção de substâncias que ativam a diferenciação dos linfócitos T, responsáveis pela imunidade celular; ativa a produção de endorfinas e neurotransmissores responsáveis pela sensação de alegria e bem estar.

De acordo com Leboyer, Shantala é muito mais do que uma técnica: é arte de transmitir amor através das mãos, do toque.

O nascimento é considerado uma experiência traumática onde o bebê é colocado subitamente para fora em um ambiente desconhecido e repleto de estímulo. Sendo a pele o órgão dos sentidos do tato; o toque é a primeira linguagem do recém nascido, é importante estimulá-lo, pois a sensibilidade da pele é a primeira função desenvolvida do feto.

A massagem é adequada para os primeiros meses de formação onde o bebê passa por um processo de recuperação de sua posição fetal, esticam os músculos, abrem articulações e coordenam os movimentos proporcionando força que ajuda executar atividades e habilidades física de forma coordenada.

A massagem terapêutica tem impacto em todos os sistemas do corpo e tem como efeitos fisiológicos:

Sistema nervoso: Melhora a qualidade do sono, o desenvolvimento neurológico, auxilia na diminuição do estresse na época de dentição, proporciona a sensação de relaxamento, alivia a tensão nos músculos, aumenta a circulação local, além de nutrir o músculo e eliminar as toxinas presentes no sistema.

Sistema digestivo: Movimenta os conteúdos do estômago para o duodeno acelerando a exoneração do intestino combatendo a constipação crônica, estimula a digestão, elimina gazes e diminui a cólica devido o relaxamento do trato gastrintestinal.

Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com