TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interlocução entre psicanálise e fisioterapia: conceito de corpo, imagem corporal e esquema corporal.

Por:   •  18/11/2016  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 2

Interlocução entre psicanálise e fisioterapia: conceito de corpo, imagem corporal e esquema corporal.

Fernando Free Paim

O objetivo do autor ao produzir este artigo é analisar a compreensão de estagiários de fisioterapia referente ao conceito de corpo, imagem corporal e esquema corporal, e fazer uma interlocução dos conceitos da psicanalise sobre o mesmo tema, podendo assim propor uma interdicisplinaridade entre a fisioterapia e a psicologia.

Para isso o autor conceituou o tema segundo a psicanalise usando como referencia diversos autores que possuía um melhor conhecimento sobre a temática. Após isso foi feito um paralelo entre os conceitos apresentados anteriormente e os conhecimentos dos estagiários fisioterapeutas, estes conhecimentos foram averiguados em forma de entrevista na qual os entrevistados responderam quais eram as suas definições de corpo, imagem corporal e estrutura corporal, eles responderam essas questões com base nos seus conhecimentos e na convivência com os seus pacientes.

Concluísse que os fisioterapeutas tem um maior entendimento do corpo orgânico, pois é o campo mais estudado pela fisioterapia, porem eles compreendem a necessidade de ser ver o paciente como um todo. Analisou-se também que a uma distinção entre conceito de imagem corporal e esquema corporal, entretanto eles não conseguem fazer uma diferenciação clara. Assim pode se percebe que a um distanciamento entre a psicanalise e a fisioterapia referente à imagem corporal, mais e valida à aproximação de tais ciências visto que aspectos psicológicos interferem nos movimentos e nas sensações que o ser humano sente em seu corpo. Os pacientes também tendem a ver em seus terapeutas um ponto de apoio em que podem confidenciar coisas da sua vida cabendo ao fisioterapeuta saber escutar e saber falar com esse paciente. Para o autor ficou clara a necessidade da interdisciplinaridade não só entre a psicologia e a fisioterapia mais em todas as áreas da saúde, pois este diálogo entre as áreas promoverá uma troca de conhecimento que poderá aperfeiçoa as intervenções psicológicas, fisioterapêuticas ou médicas.          

Referencias

Disponível em:  acessado em 10 de novembro de 2015 ás 18 horas e 25 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com