TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IDENTIFICAÇÃO DO ESQUEMA CORPORAL DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Por:   •  7/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.066 Palavras (17 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE DE MACAPÁ[pic 1][pic 2]

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA

Carla Katarina Rodrigues Monteiro

Carlos Elias Da Silva Junior

                Felipe Da Silva Carvalho        

Letícia De Souza Lima

Rosilda Gomes Pinheiro

Vinicius Patrese Braga Ferreira

A IDENTIFICAÇÃO DO ESQUEMA CORPORAL DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: No Ensino Fundamental I do 1° ao 5° ano no Centro de Ensino Tarumã

Macapá

2016

FACULDADE DE MACAPÁ[pic 3][pic 4][pic 5]

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA

Carla Katarina Rodrigues Monteiro

Carlos Elias Da Silva Junior

Felipe Da Silva Carvalho

Letícia De Souza Lima

Rosilda Gomes Pinheiro

Vinicius Patrese Braga Ferreira

A IDENTIFICAÇÃO DO ESQUEMA CORPORAL DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: No Ensino Fundamental I do 1° ao 5° ano no Centro de Ensino Tarumã

        

Projeto apresentado ao curso de Licenciatura em Educação Física 1° termo, turma D-35, noite, da Faculdade de Macapá - FAMA, sob a orientação do Docente: Denize do Carmo Colares Ferreira, da disciplina Escolar: Prática pedagógica em Educação e Movimento.

Macapá

2016

Sumário

INTRODUÇÃO        3

JUSTIFICATIVA        4

OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICO)        5

PROBLEMÁTICA        5

HIPÓTESE        5

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

METODOLOGIA        11

TABELA DE HORÁRIOS        13

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        13

Referência Bibliográfica        14


INTRODUÇÃO

Buscamos identificar as relações entre os rendimentos e as corporeidades motoras das crianças do ensino fundamental I analisando suas maiores dificuldades dentre o tema abordado.

Este projeto através de pesquisas feitas em campo tem o objetivo de compreender e auxiliar no bom rendimento em sala de aula através da dominação física.

(Lakatos e Marconi,2010), a observação é uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utilizar os sentidos na obtenção de determinados aspectos de realidade.

O esquema corporal se enquadra na Educação Física, por conta dos movimentos, das atividades realizadas, e da prática que exige; os aspectos da realidade que a autora cita, é o desenvolvimento da criança na vivencia com a Educação Física na escola através de dados coletados assim então se estudando a performasse de cada criança dependendo da sua idade escolar.

“Segundo Head (apud OLIVEIRA, 1997), o córtex cerebral recebe informações das vísceras, das sensações e percepções táteis, térmicas, visuais, auditivas e das imagens motrizes, o que facilitaria a obtenção de uma noção, um modelo e um esquema de seu corpo e das suas posturas. Head ainda afirma que o esquema corporal armazena não só as impressões presentes como também as passadas. ”

As informações recebidas, ajudam nos pontos de referência do corpo da criança, que com o passar dos anos tem referências fora de si. Armazenando informações passadas e presentes, de movimentos e mudanças do corpo. A percepção vai sendo aguçada dependendo do desenvolvimento da criança, porém esse bom rendimento só se tem quando a criança tem um incentivo dos professores.

JUSTIFICATIVA

O tema esquema corporal é um assunto que não é muito abordado, e sim mais observado pode ser pelo professor ou outra pessoa qualquer, consegue-se ver isto em todo indivíduo, tanto  crianças de   a 10 anos como se vê também alguns adultos que portam alguma deficiência, mas esses casos são exceções.

A criança no seu primeiro ano, começa a ter suas percepções complementares, porque antes de um ano o bebê já sorri entre outras coisas básicas, mas no seu primeiro ano ela começa a ter locomoção de como andar, de como pegar ou então olhar, assim formando seu reflexo perceptivo. Dentro disso, entra seu psicológico que está se ligando de uma forma nervosa uma para com outra, como exemplo temos uma criança que está começando a andar, claro que ela vai cair se andar rápido demais porque ainda não tem o controle certo, mas através do esquema corporal ela vai se adaptar e saber que se ela fizer aquilo de novo ela vai cair. Com o passar da idade a criança vai se adaptar a cada complemento que é presenciado em cada período.

Quando a criança começa a ir para escola a percepção evolui, pode ser que ela seja mais inteligente diante de outras, ou que em algumas exceções tenham dificuldade em praticar algo que a outra tenha mais facilidade. O professor irá ajudar o aluno a botar suas coordenações motoras em prática e melhorá-la para que o desempenho seja mais lucrativo para si próprio futuramente, então dar-se por entender que a criança precisa ser estimulada com brincadeiras lúdicas que a façam pensar em algo mais amplo, expandir seus pensamentos diante das coisas ao seu redor, brincadeiras de lógicas para estimular o lado psicomotor, danças para ajudar no equilíbrio e etc.

Esses são estudos que os cientistas têm apontado como um lado importante como já se viu em vários artigos trabalhados dentro desse tema, se a criança não manifestar seu lado psicomotor e coordenativo, ela irá ter pouco rendimento diante das outras, portanto a ajuda da Educação Física é implantada de várias formas para que o desempenho seja tal qual melhor.

OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICO)

  • Identificar e relatar as dificuldades motoras das crianças no esquema corporal e pregar soluções.

ESPECÍFICO

  • Observar os métodos aplicados pelo professor como capoeira, jogos e brincadeiras para a realização do esquema corporal de seus alunos.

  • Observar o desenvolvimento dos alunos nas atividades realizadas em campo.
  • Realizar atividades lúdicas que possibilite aos alunos cooperar e interagir com seus colegas, desenvolver suas capacidades de espaço e tempo, coordenação motora e psicológica.
  • Observar e dissertar os acontecimentos vivenciados no estágio.

PROBLEMÁTICA

Os professores e as escolas, tem certos problemas para identificar as dificuldades psicomotoras dos alunos por não terem certo controle quanto ao grande número de crianças. Professores com pouca experiência pedagógica e\ou a falta de planejamento, muitas vezes se deparam com um grande número de crianças correndo, pulando, saltando e ficam sem saber o que fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (229.2 Kb)   docx (779.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com