TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novo símbolo da Fisioterapia do Trabalho criado pelo Fisioterapeuta Diego Pontes

Artigo: Novo símbolo da Fisioterapia do Trabalho criado pelo Fisioterapeuta Diego Pontes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Artigo  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 4

Símbolos

A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionada de modo a que o receptor (uma pessoa ou grupo específico de pessoas) consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinado conotação.

Na Fisioterapia o símbolo significa um dos elementos de identidade visual. É figurativo e tem como função ajudar a identificar uma marca, separando-a das demais, tornando-a única e distinta.

O símbolo em identidade visual, é desenhado para comportar e sintetizar um conjunto de associações distintas.

Símbolo utilizado pela turma de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco, na solenidade de colação de grau. Recife,dezembro de 1967.

Símbolo utilizado pela Associação Brasileira de Fisioterapeutas - ABF em impressos, formulários e diplomas. Gestão da Presidente Eglacy Cosenza ( reproduzido de documento datado de 10/06/1968).

Adesivo distribuído entre os participantes do IV Congresso Brasileiro de Fisioterapia. Recife, outubro de 1979.

Símbolo da Fisioterapia criado pelo Fisioterapeuta Carlos Alberto Esteu Tribuzy, , em 1965 renomado profissional que presidiu o CREFITO da Segunda Região com sede no Rio de Janeiro

Adesivo distribuído pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região na década de 1980.

Novo símbolo da Fisioterapia do Trabalho criado pelo Fisioterapeuta Diego Pontes

O Atual

O símbolo da fisioterapia, nos padrões que conhecemos hoje, foi definido em 27 de fevereiro de 2002, com Resolução COFFITO n° 232, e é basicamente composto por duas serpentes entrelaçadas em espiral em volta de um raio.

A imagem está inserida em uma moldura(um camafeu de fundo branco). Foi desenvolvido sob supervisão do fisioterapeuta Carlos Alberto Esteu Tribuzy, conselheiro-suplente do COFFITO.

Concebimento do Símbolo

À época atuando na AFEG (Associação dos Fisioterapeutas do Estado da Guanabara), o Dr. Carlos Alberto Esteu Tribuzy houve por bem definir e conceber o símbolo da profissão, produzindo uma síntese sui generis das consciências particulares, estabelecendo, consequentemente, através daquela concepção a consciência coletiva do segmento profissional.

Inspirado nos valores éticos inerentes à profissão e nos princípios e significados da simbologia, concebeu o símbolo conseguindo traduzir toda a grandeza desse, à época, novo profissional da Saúde.

Seus Significados

Serpentes: De forma geral, representa o poder, a ciência, a sabedoria e a transmissão do conhecimento compreendido de forma sábia. Também é um símbolo da cura porque periodicamente abandona sua pele velha e aparentemente renasce.

O símbolo das duas serpentes, à direita e a esquerda, é de aspecto simbólico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com