TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Propósito da Cinesiterapia

Artigo: O Propósito da Cinesiterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Artigo  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  630 Visualizações

O nome cinesioterapia, quer dizer literalmente, terapia do movimento (do grego kínesis, movimento e therapeia, terapia). De origem oriental, atualmente é a terapia mais utilizada, sendo importante por estar ligada a todas às outras formas de terapias físicas, como a Hidroterapia. É a designação dos processos terapêuticos que visam a reabilitação funcional através da realização de movimentos ativos e passivos. Tem como objetivo prevenir, eliminar ou diminuir os distúrbios do movimento e função.

Realizada por Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais tanto em Portugal como em todos os países membros da união europeia. Sendo desde logo os profissionais de eleição para a realização desta terapia. Em Portugal têm sido muito confundidas por alguns grupos profissionais, devido à existência de duas nomenclaturas diferentes para classificar a mesma área de atuação.

Cinesioterapia Respiratória = Fisioterapia Respiratória kinésithérapie = physiotherapy

Cinesioterapia deriva da escola Francesa de kinésithérapie (Classificação de Fisioterapia em França). Assim como Prof. Guy Postiaux, Fisioterapeuta. Fisioterapia deriva da escola Inglesa de physiotherapy (Classificação de Fisioterapia em Inglaterra).

Independentemente da nomenclatura utilizada as duas apresentam o mesmo significado e são realizadas pelos mesmos profissionais.

Não deve ser confundida a Cinesioterapia Respiratória ou Fisioterapia Respiratória, como as técnicas que são realizadas por Enfermeiros de cuidados primários e Enfermeiros de Reabilitação. Estes entram também um pouco nesta área, mas mais especificamente na área da "higiene bronquica". Não deve ser resumida Cinesioterapia Respiratória a higiene bronquica. Este tem sido o erro crasso em Portugal nos últimos anos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com