TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TESTE DE TRIAGEM DE DESENVOLVIMENTO DENVER

Por:   •  17/9/2021  •  Abstract  •  13.968 Palavras (56 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 56

[pic 1][pic 2][pic 3]

TESTE DE TRIAGEM DE DESENVOLVIMENTO DENVER II

  1. - PESSOAL-SOCIAL
  1. - Observa Um Rosto


25%        75%        90%

[pic 4][pic 5]

Nascim.

[pic 6][pic 7]

Segure        a        criança        ou        deixe-a        deitada        de        costas.        Posicione        seu        rosto        a, aproximadamente, 30cm acima do rosto dela

Passou: Se a criança olhar para você, de forma evidente.

  1. - Sorri em Resposta


15d.        1m 6d        1m 15d[pic 8][pic 9]

Com a criança deitada de costas, sorria e converse com ela. Não lhe faça cócegas e/ou toque em sua face.

Passou: Se a criança sorrir em resposta. O objetivo é obter mais uma resposta social do que física.

  1. - Sorri Espontaneamente (An)


Nascim.        1m 12d        2m 3d

[pic 10][pic 11]

Durante toda testagem, observe se a criança sorri para você e/ou para os cuidadores, sem que tenha havido qualquer estimulação (através de toques ou sons). Caso isso não ocorra, pergunte aos cuidadores se a criança alguma vez já sorriu, espontaneamente, para uma pessoa, sem que esta a tenha tocado ou falado com ela.

Passou: Se a criança sorrir, espontaneamente, para você ou para os cuidadores, durante a testagem; também se os cuidadores relatarem que ela o faz em casa. O objetivo é verificar se a criança já é capaz de iniciar uma interação social.

  1. - Observa sua Própria Mão (An)


24d.        3m 3d        4m

[pic 12][pic 13]

Durante toda testagem, observe se a criança fixa o olhar em suas próprias mãos, por pelo menos alguns segundos (não poderá ser um olhar de relance nem de forma passageira). Caso isso não ocorra, pergunte aos cuidadores se a criança alguma vez já o fez.

Passou: Se os cuidadores reportarem que ela o faz ou se o examinador observar isto, durante a testagem.

  1. - Tenta Alcançar um Brinquedo


4m 3d.        5m 9d        5m 27d

[pic 14][pic 15]

Apanhe um brinquedo que a criança pareça gostar e coloque-o sobre a mesa, um pouco fora do alcance dela

Passou: Se a criança tentar apanhar o brinquedo, estendendo o braço ou lançando seu corpo. Ela não precisa, necessariamente, apanhar o brinquedo.

  1. - Come Sozinho (An)


4m 24d.        5m 27d        6m 15d

[pic 16][pic 17]

Pergunte aos cuidadores se a criança já coloca na boca um biscoito que lhe é dado.

Passou: Se os cuidadores reportarem que ela o faz. Anote “Não Observado“ se a criança nunca tiver experimentado este tipo de alimento.

  1. - Bate Palmas (An)


7m 3d.        10m 12d        11m 12d

[pic 18][pic 19]

Sem tocar nas mãos ou braços da criança, cante “Parabéns a você”, batendo palmas. Pergunte para a criança “Vamos cantar parabéns a você ?”. Caso a criança não queira fazê-lo, peça aos cuidadores para tentarem estimulá-la. Se mesmo assim a criança se recusar a bater palmas, pergunte aos cuidadores se ela o faz em casa.

Passou: Se o examinador observar que a criança bate palmas ou se os cuidadores reportarem que ela o faz. Também considerar qualquer outro tipo de jogo de bater palmas que a criança seja capaz de participar. O objetivo do teste é verificar a interação da criança com uma outra pessoa.

[pic 20]

  1. - Mostra o Que Quer (não com choro) (An)


7m 6d.        11m        12m 27d

[pic 21][pic 22]

Durante a testagem, observe se a criança indica para você ou para os cuidadores que ela quer algo, sem que seja através do choro. Caso isto não possa ser observado, pergunte aos cuidadores se ela o faz .

Passou: Se você observar que a criança usa outro meio que não o choro, para comunicar um desejo específico, ou se os cuidadores reportarem que ela o faz. Alguns exemplos de meios usados para se comunicar: apontar, procurar e fazer sons, estender as mãos para alcançar, puxar e dizer uma palavra.

  1. - Dá “tchau” (An)


6m 21d.        9m 6d        14m

[pic 23][pic 24]

Caso seja possível, a melhor maneira de se administrar este teste é quando o cuidador e a criança estiverem indo embora ou deixando a sala. Olhe para a criança e diga “tchau-tchau”, enquanto acena para ela. Não toque-a nem permita que o cuidador mexa nas mãos e/ou braços dela. Caso a criança não responda, pergunte aos cuidadores se ela acena para outras pessoas.

Passou: Se a criança responder, levantando seu braço ou balançando suas mãos ou dedos, ou se os cuidadores reportarem que ela o faz.

  1. - Joga Bola Com o Examinador


9m 15d.        11m 27d        15m 21d

[pic 25][pic 26]

Role a bola para a criança e tente fazer com que ela a devolva a para você, rolando-a ou jogando-a. Você pode precisar rolar a bola para frente e para trás, várias vezes.

Passou: Se a criança rolar ou jogar a bola para você, intencionalmente. (Devolver a bola, entregando-a para você, não é considerado “passou”).

  1. - Imita a Ação de Uma Pessoa (An)


10m 3d.        12m 15d        16m[pic 27][pic 28]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.1 Kb)   pdf (544.3 Kb)   docx (242.9 Kb)  
Continuar por mais 55 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com