TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de instrumentos para triagem do desenvolvimento infantil

Por:   •  22/6/2017  •  Artigo  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do texto “Análise de instrumentos para triagem do desenvolvimento infantil”

Discente: Giovana Rezende Vieira

RA: 161024408

Disciplina: Análise do Comportamento Aplicada: Necessidades Especiais

        O artigo de título “Análise de instrumentos para triagem do desenvolvimento infantil” (SIGOLLO & AIELLO, 2011) teve como objetivo comparar o Denver II e a EDC com a EEDP (escala de referência) no que diz respeito à identificação de crianças com atraso de desenvolvimento, à diferença nos resultados considerando gênero dos participantes e à convergência dos resultados das escalas. Estes três aspectos de comparação foram verificados por meio da participação de 24 bebês, bebês de cinco a onze meses, de ambos os sexos, frequentadores de instituições de ensino municipal de educação infantil (creches e EMEIS) de uma cidade de 200.000 habitantes, do interior do estado de São Paulo. Assim, os instrumentos foram aplicados individualmente em cada bebê e em sequência pré-definida.

        A importância deste artigo se justifica pelo fato de ser um tanto complexa a detecção de algum problema ou déficit durante o percurso do desenvolvimento infantil, pois muitos fatores podem intervir neste desenvolvimento – como fatores ambientais e/ou biológicos – e causar possíveis danos ao sujeito. Portanto, pode-se dizer que é de grande importância haver um olhar atento dos profissionais de saúde ao desenvolvimento dos sujeitos desde a tenra idade, e este olhar recebe o nome de “vigilância”, que, de acordo com o artigo, se refere à “eliciar e atentar para as preocupações dos pais sobre seus filhos, obter uma história relevante sobre o desenvolvimento, realizar observações precisas e informativas da criança e compartilhar opiniões e interesses sobre a criança com outros profissionais.”

        Dessa forma, várias são as estratégias que auxiliam na vigilância do desenvolvimento, entre elas tem-se: questionários para pais, anotações dos pais sobre o comportamento dos filhos e o processo de triagem. É possível afirmar que o processo de triagem auxilia desta vigilância, pois é a partir dela que pode-se obter um diagnóstico definitivo e verificar quais crianças necessitam de um encaminhamento interdisciplinar. O problema é que, infelizmente, não são todos os profissionais da saúde que realizam a triagem do desenvolvimento rotineiramente em seus trabalhos e isso se dá por diversos problemas, tanto estruturais quanto de formação. Levando em consideração o trabalho dos pediatras, por exemplo, que recebem os bebês desde muito cedo em suas mãos, isto é, possuem um maior contato com os bebês e seus responsáveis durante o seu trabalho, teriam como observar precocemente algum desvio ou fator de risco no desenvolvimento padrão da criança.

        Além disso, ao analisar os resultados dos três instrumentos na amostra selecionada, ficou evidente o quão difícil é a escolha de um instrumento, pois a análise estatística revelou que a escala EDC e o Denver II não podem ser considerados semelhantes à escala EEDP, pois demonstraram resultados bem diferentes. Olhando por um outro ângulo, faz-se importante destacar a relevância de se obter informações de diferentes fontes sobre o desenvolvimento da criança. Porém, antes de entrar na discussão dos resultados de cada instrumento, vale a pena apresentar cada um de forma sucinta.

        A EEDP possui 75 itens divididos em quatro áreas: motora, adaptação, linguagem e comportamento social. Os resultados obtidos na sua aplicação podem ser comparados e considerados como indicativos de desenvolvimento normal, em risco e com atraso por meio de gráficos para o 1º e o 2º anos de vida. Além disso, a avaliação é iniciada pelos itens referentes aos de um mês anterior à idade cronológica da criança (idade inicial) e termina-se a aplicação dos itens quando ela falha na realização de cinco itens consecutivos.

Em relação aos outros instrumentos utilizados deste trabalho, a EDC é a única escala padronizada para a população brasileira e que apresenta uma versão feminina e uma masculina Os resultados obtidos possibilitam uma avaliação do ritmo de desenvolvimento da criança – considerando-se o comportamento motor e o comportamento atividade – que apresenta esta classificação: excelente, bom, regular, de risco e com atraso. No estudo em questão, essas primeiras três categorias foram agrupadas em uma categoria mais ampla denominada normal, buscando tornar as classificações entre os instrumentos mais próximas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com