TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UM ROTEIRO DE TESTES PARA UM SISTEMA

Por:   •  14/5/2016  •  Artigo  •  2.404 Palavras (10 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 10

DESENVOLVIMENTO DE UM ROTEIRO DE TESTES PARA UM SISTEMA

RESUMO

O trabalho consiste nos testes feito ao sistema preexistente, denominado Sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos, onde o foco principal é a verificação e correção em relação ao comportamento esperado, e o objetivo é garantir que, ao final, esse sistema esteja de acordo com as características definida pelo usuário. A técnica utilizada são testes funcionais ou caixa-preta. A principal função do sistema é justamente a formatar de artigos acadêmicos que serão submetidos, pelos autores, aos congressos e revistas cientificas de uma Universidade. Um artigo somente poderá ser submetido se estiver dentro das normas de formatação definidas pelo Departamento de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (DEPP) que é o usuário, o arquivo tem que ser em formato.pdf e ter até 42.000 caracteres. Para ser submetido, o artigo deverá ter duas versões, uma com o nome dos autores e outra sem o nome dos autores (blind review). Essas duas versões deverão ser geradas pelo Sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos. É necessário um processo preventivo de revisão inspeção, execução e definições de boas práticas de programação para que a qualidade seja parte integrante do processo de desenvolvimento do software.

Palavras-chave: Casos de teste – Sistemas – Qualidade.

ABSTRACT

The work consists of the tests made to existing system, called Articles Formatting System Academic, where the main focus is the verification and correction from the expected behavior, and the objective is to ensure that, in the end, this system is in accordance with the user-defined characteristics. The technique used is functional tests or black box. The main function of the system is precisely the format of academic papers to be submitted by the authors to conferences and journals in a University. An article can only be submitted if within formatting standards set by the Department of Extension, Research and Graduate Studies (DEPP) who is the user, the file must be in formato.pdf and have up to 42,000 characters. To be submitted, the article must have two versions, one with the name of the authors and one without the authors' names (blind review). These two versions are to be generated by Articles Formatting System Academic. A preventive review process inspection, enforcement and good programming practices settings for that quality is an integral part of the software development process is needed.

Keywords: Test cases - Systems - Quality.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................... 06

2. VERIFICAÇÃO, VALIDAÇÃO E REVISÕES TÉCNICAS DE SOFTWARE................................................................................................

08

3. CASOS DE TESTES............................................................................... 18

5. CONCLUSÃO.......................................................................................... 28

REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho nos traz o desenvolvimento de um roteiro de testes caixa-preta de um sistema de formatação de artigos acadêmicos e os resultados obtidos com os testes.

O trabalho consiste nos testes feito ao sistema preexistente, denominado Sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos, disponível em: http://sfaa.unipinterativa.edu.br/pdf/, o foco principal aqui é a verificação e correção em relação ao comportamento esperado, e o objetivo é garantir que, ao final, esse sistema esteja de acordo com as características definida pelo usuário.

O usuário é o Departamento de Extensão Pesquisa e Pós-graduação (DEPP) de uma universidade que contratou uma empresa para o desenvolvimento desse sistema com o intuito de ajudar os autores na formatação de artigos acadêmicos para a publicação em congressos e revistas científicas da universidade.

A finalidade é o controle de qualidade, atividade realizada após o produto de software ou sistema estar pronto, uma vez que se caracteriza por um “selo” atestando que a aplicação está de acordo com as especificações. Evitando assim que o sistema seja entregue ao DEEP com algum defeito. As auditorias realizados e justamente para verificar se a conformidade com os padrões estabelecidos.

A solicitação do DEEP à empresa contatada foi para desenvolver um sistema que atendesse à seguinte descrição:

O sistema terá a principal função de formatar os artigos acadêmicos que serão submetidos, pelos autores, aos congressos e revistas cientificas da Universidade. Um artigo somente poderá ser submetido se estiver dentro das normas de formatação definidas pela DEPP, em formato.pdf e se tiver até 42.000 caracteres. Para ser submetido, o artigo deverá ter duas versões, uma com o nome dos autores e outra sem o nome dos autores (blind review). Essas duas versões deverão ser geradas pelo Sistema de Formatação de Artigos Acadêmicos.

2. VERIFICAÇÃO, VALIDAÇÃO E REVISÕES TÉCNICAS DE SOFTWARE

Antes de entrar especificamente nos casos de teste é de grande valia saber que as técnicas de verificação e validação são essenciais para o processo de qualidade no desenvolvimento de software e são chamadas popularmente de técnicas V&V.

Essa técnica por meio de aplicação de ferramentas que podem automatizar a revisão de determinados produtos; um exemplo é a simples revisão ortográfica do editor de texto que é uma ferramenta automatizada de garantia da qualidade.

Uma das principais finalidades da V&V é garantir que o produto seja construído corretamente, ou seja, atuar de forma preventiva para que os esforços de correção de problemas causem o menor impacto possível.

Segundo Ribeiro (2015, p. 86):

O processo de verificação e validação deve ser aplicado durante todo o ciclo de desenvolvimento do software e deve fazer parte do planejamento das demais atividades do processo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com