TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Risco de lesão no ombro em praticante de Crossfit

Por:   •  27/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.904 Palavras (16 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

São José dos Campos

2017


WESLEY RODRIGO COSTA RIOS

[pic 6]

RISCOS DE LESÃO NA ARTICULAÇÃO DO OMBRO EM PRATICANTES DE TREINAMENTO CROSSFIT.

Projeto apresentado ao Curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera polo São José dos  Campos.  


        

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O problema        5

2 OBJETIVOS        5

2.1 Objetivo Geral ou Primário        5

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

4.1 Crossfit        7

4.2 Complexo do ombro        8

4.2.1 Osteologia        8

4.2.2 Artrologia        9

4.2.3 Inervação        10

4.2.4 Músculos do COMPLEXO DO ombro        10

4.3 Fadiga muscular E Overtraining        12

4.4 fatores de risco para lesões no complexo do ombro        13

4.5 importancia do profissional fisioterapeuta        13

5 METODOLOGIA        15

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        16

7 REFERÊNCIAS        17


1 INTRODUÇÃO

        

Esse trabalho é uma revisão de literatura, que busca analisar os riscos de lesão no ombro nos praticantes de CrossFit, criar mecanismos e programas de prevenção, buscando uma menor incidência de lesão e consequentemente uma maior qualidade de vida a seus praticantes com acompanhamento de um profissional fisioterapeuta.

  O CrossFit pode ser definido como uma atividade física que inclui movimentos funcionais de alta intensidade com variações constantes. A prescrição dos exercícios aborda três aspectos principais: sustentar altas cargas, percorrer grandes distâncias e executar movimentos em alta velocidade. A modalidade foi planejada com o objetivo de aperfeiçoar todas as capacidades físicas de um indivíduo, que são: resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força (strength), flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. A modalidade teve um crescimento de forma muito rápida desde sua criação em 1995. Hoje existe mais de 12.000 academias filiadas em todo mundo, e no Brasil já alcançou por volta de 500 academias. No ano de 2007 foi criado o CrossFit Games, o campeonato mundial da modalidade disputado por atletas selecionados a partir de torneios regionais e nacionais. Devido o crescente número de praticantes, o CrossFit desperta o interesse de profissionais da área da saúde e de seus praticantes a respeito das lesões decorrentes de sua prática, as articulações mais lesadas são ombro, coluna lombar e joelho.

A articulação do ombro funciona como uma unidade envolvendo uma complexa relação entre suas diversas estruturas. Seus componentes consistem dos ossos do úmero, da clavícula, do esterno e da escápula, que formam três articulações a esternoclavicular, a acromioclavicular, a glenoumeral, e a escapulotorácica considerada uma articulação falsa, o espaço subacromial e diversos músculos que agem em sinergia.

A pratica do CrossFit necessita de grande demanda biomecânica do ombro, fazendo que a articulação tenha que ser submetida a forças que ultrapassa o limite fisiológico durante boa parte do movimento esportivo, isso leva a um grande número de lesões nessa articulação. Para diminuir o risco dessas lesões, é de grande importância a orientação e acompanhamento de um profissional fisioterapeuta, que possui um amplo domínio nas áreas de anatomia, fisiologia e biomecânica podendo orientar os adeptos dessa modalidade para obter uma pratica de forma segura com maior qualidade de vida.

1.1 O problema

Os impactos na articulação do ombro causado pelo treinamento CrossFit oferece riscos de lesão a seus praticantes ?

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Analisar os fatores de risco para lesão no ombro em praticantes de treinamento CrossFit.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

  • Identificar os exercícios do treinamento CrossFit que oferecem maior impacto na articulação do ombro, e analisar as lesões na articulação do ombro em atletas de alto rendimento.
  • Analisar a fisiologia do overtraining, fadiga muscular e seus impactos nas estruturas musculares, tendíneas, ligamentares e ósseas na articulação do ombro em treino de alta intensidade.
  • Criar mecanismos e programas de prevenção para minimizar os riscos de lesão na articulação do ombro no treinamento CrossFit proporcionando uma maior satisfação a seus praticantes, e enfatizar a importância do profissional fisioterapeuta, tanto para avaliação como para tratamento de praticantes no treinamento CrossFit, vista a relevância do profissional na área.

3 JUSTIFICATIVA

O modelo de treinamento CrossFit possui exercícios cardiovasculares, halterofilismo e ginástica combinados com movimentos funcionais de alta intensidade e quantidades limitadas de descanso, com objetivo de construir força e resistência muscular.

A prática de treinamento CrossFit por indivíduos sem uma preparação técnica e acompanhamento adequado de um profissional, eleva o risco e incidência de lesões, essas lesões podem ocorrer por inaptidão, desequilíbrios musculares, alterações posturais e erros de treinamento. Na articulação do ombro que possui apenas músculos, ligamentos e tendões para sua estabilização o risco é ainda maior, principalmente pela realização de alguns exercícios que exigem que essa articulação ultrapasse sua faixa fisiológica normal de movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (249.6 Kb)   docx (231.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com