TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DPOC

Por:   •  17/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DPOC:

O profissional fisioterapeuta nestes casos torna-se um componente de suma importância pois irá atuar na prevenção e reabilitação do indivíduo através da reabilitação pulmonar e treinamento com exercícios físicos e de fortalecimento que auxiliem na redução da progressão e sintomatologia da doença.

Os exercícios de membros inferiores podem ser realizados por vários meios como esteiras, e bicicletas ergométricas, e também resistidos em determinados grupos musculares onde utiliza-se os exercícios ativos de forma resistida para aumentar a força do músculo dos MMII’s. Os exercícios dos membros superiores podem ocorrer de forma isolada sem apoio com utilização de halteres e faixas elásticas e/ou também com o uso do cicloergômetro, onde o paciente pode trabalhar os membros superiores apoiado, embora possa ser realizada de ambos os modos, a forma sem apoio trabalha mais ativamente a musculatura melhorando a mecânica respiratória do paciente.

Algumas literaturas demonstraram também a utilização da terapia com oxigênio (oxigenioterapia), e ventilação não invasiva durante a realização dos exercícios para aqueles pacientes que mantém uma oxigenação adequada em repouso, mas que tende a descompensar durante o exercício. O uso da suplementação de oxigênio durante a prática das atividades proporciona maior conforto respiratório prolongando o exercício. A oxigenoterapia também pode ser utilizado em domicílios em casos graves onde o paciente apresenta ventilação e perfusão inadequada, garantindo uma melhor sobrevida, e diminuição dos efeitos sistêmicos respiratórios da doença. A eletroestimulação neuromuscular é uma intervenção utilizada em casos onde o portador possui fraqueza muscular e está incapacitado de realizar exercícios físicos regulares por exacerbação dos sintomas durante a prática. Este método é prático e de fácil utilização, onde é imposto uma certa intensidade regulada de forma individual com cada paciente para estimular os pontos funcionais dos músculos, tendo demonstrado bons resultados para ganho de força muscular.

Outras modalidades terapêuticas para DPOC abrange o uso de técnicas de treinamento que estimulem o ganho de força de musculatura inspiratória sendo recomendado principalmente em casos de graves da doença onde observa-se um maior desconforto decorrente da fraqueza destes músculos que para suprir a demanda de oxigênio ao organismo

tendem a aumentar sua ação, deixando os músculos sobrecarregados e consequentemente resultando em fraquezas e déficits em seu funcionamento.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com