TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO

Por:   •  17/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO - UNISULMA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO - IESMA

CURSO DE FISIOTERAPIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPEDIA

PERÍODO: 21.02.2019 a 01.03.2019

LOCAL: APAE

ACADÊMICO: DILCILANE CRISTINA GONÇALVES PEREIRA

NÚMERO DE MATRÍCULA: 1526800761

SUPERVISOR(A): RENATA

PARTE 1:

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado I em traumato ortopedia, aconteceu na  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae ) em Imperatriz no período de 21/02 à 01/03, a dinâmica do estágio foi cada aluno atender e evoluir de três a quatro pacientes, esses que já haviam sido avaliados e atendidos pelo grupo anterior e nos acadêmicos do G2 demos continuidade aos atendimentos.

No primeiro momento foi feito a divisão dos pacientes fixos selecionados, logo conhecer a patologia, a atual situação dos mesmos, seus objetivos e traçar a continuidade de seu tratamento. Além dos atendimentos dos pacientes fixos, realizamos também atendimentos de pacientes de diversas patologias selecionados pela supervisora de estagio, durante esse período, também houve discursão de casos clínicos.

Essa possibilidade de aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula na prática é sem duvida o momento mais esperado pelos acadêmicos.

PARTE 2:

QUANTIDADE DE AVALIAÇÕES

QUANTIDADE DE PACIENTES

QUANTIDADE DE ATENDIMENTOS

EVOLUÇÃO (ALTA, DESISTÊNCIA, FIM DO CICLO DO GRUPO, OUTRO: CITAR QUAL MOTIVO.)

0

01

03

FIM DO CICLO DO GRUPO

0

01

02

FIM DO CICLO DO GRUPO

PARTE 3:

PATOLOGIAS ATENDIDAS

RECURSOS UTILIZADOS)

TEMAS DISCUTIDOS NOS SEMINÁRIOS/CASOS CLÍNICOS/ORIENTAÇÕES AO FINAL DOS ATENDIMENTOS

PÓS OPERATÓRIO DE FRATURA DE TIBIA

Alongamento de semimembranoso, semitendineo, bíceps femoral, adutor curto, longo,magno, grácil.

Exercícios para fortalecimento de tibial anterior e posterior, glúteo máximo e médio semimembranoso, semitendineo, bíceps femoral, adutor curto, longo, magno, grácil, com caneleira de 2kg (3x15). Liberação cicatricial, mobilização patelar, controle motor com descarga de peso, treino de fases da marcha, trabalho de dissociação escapular e pélvica com resistência elástica, treino de marcha c/ superfícies irregulares para ocorrer adaptação do pé em todas as demandas e que alternem subidas e descidas para maior exigência e aumentar resistência, treino de equilíbrio, propriocepção e coordenação (balancim, prancha de equilíbrio, exercícios em apoio uni podal)

No ultimo dia de estágio foi feito a discursão de casos clínicos, cada um referente aos seus pacientes fixos, as patologias foram diversas, como: Fratura de Tibia, Lesão de manguito rotador, Sindrome Femoro patelar, Fratura patelar.

HERNIA DE DISCO LOMBAR

Alongamento de semimembranoso, semitendineo, bíceps femoral, adutor curto, longo,magno, grácil, paravertebrais,  exercícios para fortalecimento dos músculos paravertebrais e abdominais com auxílio da bola suíça (3 x 15).

Fortalecimento de isquiotibiais, glúteos, adutores (3x15) com caneleira de 2 kg, Liberação miofascial dos músculos paravertebrais. Maitland, pompagem e tração na região lombar.

PARTE 4: CRÍTICAS E SUGESTÕES

INFRA-ESTRUTURA / ESPAÇO FÍSICO

O local de atendimento na Apae é pequeno para a demanda de pacientes, o que faz com que algumas vezes as pessoas se esbarrem umas nas outras.

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NOS ATENDIMENTOS

Quantidade de matérias insuficientes, alguns bem danificados.

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO

Satisfatório, apesar da dinâmica de atendimento na Apae ser bem diferente de outros campos de estagio, a supervisora soube conduzir com muito conhecimento na área de atuação.  

DINÂMICA DO SETOR

A experiencia de poder ver e atender diversos tipos de patologias é enriquecedor, porém, a dinâmica de atender pacientes aleatórios sem antes entender ou estudar seu caso com mais atenção causa muita insegurança durante a conduta, ate mesmo por que o tempo de atendimento para cada paciente é pouco, o que não daria pra criar antes um plano terapêutico pra esses.  

FICHAS DE AVALIAÇÃO/ EVOLUÇÃO FISIOTERÁPICA

Ficha de avaliação muito longa e demandou muito tempo pra preenchimento, ficha de evolução satisfatória.

AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS REALIZADAS NO ESTÁGIO

AUTO-CRÍTICA

Apesar da insegurança de atender um paciente que não sabemos antes qual a patologia dele, e ter que executar a conduta de imediato, os dias de estágios na Apae  foram muito proveitosos, fiquei nervosa e insegura algumas vezes, mas no decorrer dos dias me sentir mais confiante em executar as condutas ate mesmo por que já havia estudado sobre a patologia de alguns pacientes.

Sugiro a faculdade fornecer algum material para ser utilizado durante os atendimentos no período de estágio, estamos realizando cinesioterapia em quase 90% dos atendimentos e a falta de recursos ou a quantidade insuficiente é notória, isso daria melhores condições de atendimento   e um campo de estagio com recursos e quantidade necessária para haver uma experiencia prática com qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (422 Kb)   docx (343.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com