TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA

Por:   •  29/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA

                Ressalta-se que por muitos anos permeou o método tradicional de ensino nos bancos escolares e acadêmicos, estando presentes ainda hoje, porém em menor escala ou apenas em atividades pedagógicas isoladas. Neste contexto, entende-se que o método tradicional de ensino serve principalmente para transmitir conhecimento essencialmente concebidos para trabalhar com todos os alunos com base no pressuposto equivocado de que todos os alunos são iguais e, ouvindo o professor passivamenteeles assimilarão a aula, promovendo o memorismo, a estagnação, não proporcionando a pesquisa, habituando o educando à passividade, dependência e submissão, ou seja, são imperativos e autoritários. Dessa forma, percebe-se que essa educação propicia ao aluno, uma opressão e alienação, permitindo assim uma apreensão do conhecimento, valorização do trabalho individual e cidadãos passivos e obedientes, onde os alunos são meros ouvintes e sua maior função é a memorização, conceptáculo de informações, onde consiste no emprego das técnicas necessárias à organização e ao controle das condições ambientais que levam o aluno a se apropriar, por meio da transmissão e recepção, das informações indispensáveis ao domínio dos elementos que compõem o sistema e as técnicas operacionais, voltadas para a execução de tarefas pré-definidas. Nesta docência o educador é o responsável pela difusão da informação, através de aulas expositivas. Informações essas que  deverão ser memorizadas, amontoado, reproduzidas pela cópia, a qual não está presente a reflexão, onde o professor tem a incumbência de modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais, e sua principal tarefa é levar o aluno a apresentar comportamentos adequados ao controle do ensino, ser imprescindível, neste aspecto, à tecnologia educacional. Na concepção do modelo tradicional de ensino o aluno é um mero receptor passivo. Ou seja, o professor é o único responsável pela transmissão do conhecimento.

                Neste sentido a aprendizagem ocorre por meios mecânicos, repetitivo e memorizado. Onde o ser humano é fruto de uma modelagem, advinda de estímulos e respostas ocorridas ao longo de sua existência, a qual gera atitudes, conceitos, preconceitos e valores. Assim, a aprendizagem é fruto de condicionamento operante. Uma vez que percebemos que os alunos aprendem de formas diferenciadas, é preciso haver métodos de ensino diversas para  melhorar as diferentes modos de aprendizado, onde O papel principal do professor é facilitar o aprendizado dos alunos, a compreensão geral da matéria e medir o aprendizado dos alunos de maneiras formais e informais de avaliação, como projetos em grupo, portfólios de alunos e participação nas aulas. Em resumo, não há uma metodologia de ensino perfeita, mas há aquelas que atendem às demandas educacionais da sociedade atual com mais eficácia.

Segundo Luckesi (2011) “o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios”.

             Dado o contexto, é perceptível que a metodologia de ensino amplia o engajamento do educando ,diz respeito aos critérios que moldam a maneira como os educadores ministram as suas aulas e influenciam no modo como os alunos irão assimilar o conteúdo e produzir conhecimento, passando a ser protagonista do seu processo de aprendizagem. 

Referências bibliográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com