TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOSSEGURANÇA E TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO PELA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE FONOAUDIOLOGIA

Por:   •  17/5/2022  •  Artigo  •  5.665 Palavras (23 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 23

Biossegurança em audiologia: perspectivas de acadêmicos

Eduarda Pzendziuk

Resumo:

Introdução: A biossegurança é um conjunto de ações voltadas para proteção da saúde do ser humano, visando prevenir e eliminar os riscos à saúde, tanto individual, quanto coletiva. A compreensão sobre o risco a que um profissional da saúde está exposto inicia na graduação, assim como a construção de boas práticas e estabelecimento/efetivação de normas envolvendo biossegurança. Objetivo: Verificar o conhecimento, concepções e práticas de acadêmicos do curso de Fonoaudiologia sobre biossegurança em audiologia. Método:Trata-se de um estudo descritivo com delineamento quantitativo, realizado com acadêmicos do 3º e 4º períododo curso de Fonoaudiologia de uma Universidade paranaense.Foi efetuado a aplicação de um questionário composto de 20 perguntas objetivas e semi abertas, para caracterização de acordo com sexo, faixa etária e verificar seus conhecimentos, concepções e práticas em biossegurança em audiologia.Resultados: Houve proporção significativamente maior de acadêmicos que classificaram como “médio” conhecimento sobre biossegurança em audiologia, a concepção sobre a importância da biossegurança em sua formação acadêmica em audiologia foi “alta”. Em relação ao o grau de aplicação prática dos conhecimentos em biossegurança, nos estágios em audiologia na instituição que estudam, classificam como “média” esta aplicação.Conclusão: Conclui-se que a temática biossegurança,é amplamente abordada no processo de formação dos acadêmicos. Entretanto, se faz necessário a adoção de novas tecnologias/estratégias, para promover a redução da assimetria entre conhecimento e aplicação prática.

Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - Unicentro - Campus Irati

Contribuições de autores:

E-mail para correspondência: Recebido:

Aprovado:

Palavras-chave:Biossegurança; Fonoaudiologia; Audiologia; Saúde do Trabalhador.

Introdução

A biossegurança é definida comoumconjunto de ações voltadas para o cuidado e preservação da saúde do ser humano que está em constante atividade, seja de pesquisa, produção ou prestação de serviço, e que podem exporasuasaúde a diversos riscos. Sendo assim, tem como intuito reduzir, prevenir e/ou eliminar os riscos à saúde individual e coletiva nos mais variados serviços ¹. Diante disso, a biossegurança é necessária para todas as pessoas que estão expostas em suas atividades, à algum tipo de agente de risco.

Com isto aNorma Regulamentadora Nº 9instituída pela Portaria nº 3.214 do Ministério do Trabalho, atribui informações acerca dos agentes de risco, bem como sua classificação.Os agentes físicos são caracterizados como formas de energia que os trabalhadores estão expostos, como exemplo, ruídos, vibrações, temperaturas extremas, entre outros;osagentes químicos, são substâncias que podem se constituir em poeira, gases;os riscos biológicos, são asbactérias, fungos, vírus; os agentes ergonômicos, são gerados por esforços físicos, jornada de trabalho prolongada, levantamento e transporte manual de peso, e por fim os riscos de acidentes, são esforço físico inadequado, iluminação inadequada, ferramentas inadequadas, animais peçonhentos, etc2.

As atividades que contam com a presença destes agentes,expõem os trabalhadores ao risco de acidentes, que podem ser provocados devido a instrução inadequada, falta de informações para uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), e principalmente pelo excesso de autoconfiança para o desenvolvimento de atividades, além de outros fatores que colaboram para a nãoaplicação/efetivaçãodasnormasde biossegurança. Istocoloca em risco a saúde e a segurança de profissionais/trabalhadores e de pessoas que necessitam de atendimento, principalmente em serviços de saúde3.

Na área da saúde a NR-32, Norma Regulamentadora da Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde de 2005, apresenta as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral4. Seu principal objetivo é eliminação dos riscos de acidentes que podem ocorrer no

trabalhodiariamente,prezando por um ambiente favorável à saúde dos trabalhadores, promovendo saúde e qualidade de vidanosserviços de saúde3.

Entre os trabalhadores de saúde, o fonoaudiólogoem seu ambiente de trabalho está em constante contato com possíveis contaminações devido aos riscos ocupacionais existentes, são eles os físicos; químicos; biológicos; ergonômicos e de acidentes, já citados anteriormente. Na área da audiologia, o profissional se expõe o à um ambiente insalubre5-6. Nesta área,o ambiente de trabalho é propício para contaminações devido a utilização de equipamentos como audiômetro, imitanciômetro, otoscópio,entre outros que podem ser utilizados, além de materiais como fones, espéculos, olivas, etc., que entram em contato direto e indireto com o paciente e são reutilizados em inúmeros pacientes, o que aumenta o risco de transmissão de infecções3.

Ocorre ainda na prática audiológica o constante contato com cerúmen, que pode ser purulento com a presença de sangue.Porconta disto,existemnormas propostas pelo manual do Conselho de Fonoaudiologia, para a utilização correta de EPI's, higienização dos artigos que são utilizados nos atendimentos, cuidados com o ambiente, higienização das mãos e imunização3. Estas normas são essenciaispois possuem a finalidade de minimizar os riscos existentesparapromover a saúde e segurança, dos profissionais e pacientes atendidos.7

Porém, ainda que diante destas normas, manuais entre outras publicações pertinentes,a falta da devida atenção à biossegurança pode levar ao manuseio incorreto de equipamentos, o que pode gerar acidentes de trabalho econtaminações.Desta maneira, incentivar e aprimorar a educação em biossegurança ainda durante a formação acadêmica é essencial, para implementaraprática segura dos serviçospor profissionais capacitados e conscientes, fazendo com que desde seus primeiros contatos com a prática possam realizá-la de maneira segura, sendo críticos e reflexivos sobre seus conhecimentos, de suas práticas, promovendo aredução de riscos de contaminação e/ou acidentes ocupacionais que podem comprometer a saúde do trabalhador e/ou paciente8.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (43.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com