TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnologias Digitais Sob A Perspectiva Do Cyber Docência

Por:   •  15/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 8

Paper Title (11 Italic)

As Tecnologias digitais sob a perspectiva do cyber docência

First Author1, Second Author2 (14)        

1(Department, College/ University Name, Country Name) (10 Italic)

2(Department, College/ University Name, Country Name) (10 Italic)

Abstract: As tecnologias digitais são ferramentas, sistemas, dispositivos e recursos eletrônicos que geram, armazenam ou processam dados. Exemplos bem conhecidos incluem mídias sociais, jogos online, multimídia e telefones celulares. A aprendizagem digital é qualquer tipo de aprendizagem que utiliza a tecnologia. Isso pode acontecer em todas as áreas de aprendizagem do currículo. As contribuições mais importantes do artigo residem em uma análise aprofundada das percepções dos alunos sobre os processos de educação on-line e suas vantagens e desvantagens percebidas relacionadas ao aprendizado on-line durante a pandemia do COVID-19. Essas vantagens foram analisadas em relação a fatores relacionados à eficiência e, entre eles, a aplicação de tecnologias é considerada relevante para uma investigação de nicho do modelo de aceitação de tecnologia.

Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão bibliométrica combinada com uma revisão sistemática de pesquisas relevantes sobre as percepções dos alunos sobre a educação online, com foco no ensino remoto de emergência.

Resultados:Os resultados sugerem que o período de ensino online levou a uma maior utilização da tecnologia para o Ensino.

Conclusão: A análise revelou que o campo de pesquisa perseguido ainda é insuficientemente explorado. A educação deve se preparar de forma mais consciente para incorporar os desafios tecnológicos atuais para lidar com situações imprevistas, como uma mudança imediata do clássico ensino presencial para o ensino on-line baseado em tecnologia digital. Por isso, devem estar sempre preparadas para fazer a transição do offline para o online e vice-versa, garantindo a qualidade dos processos de ensino e a satisfação dos alunos.

Palavras-chave: Cyberdocência. Educação. Tecnologia.

  1. Introdução

        A pandemia do COVID-19 teve um efeito dramático no ensino e aprendizagem. Em muitos contextos, o ensino mudou de modo presencial para online para ajudar a prevenir a propagação do vírus. O período de ensino online foi de desafios, mas também de inovação e aprendizagem profissional para professores. Eles foram obrigados a reconceituar o ensino como algo totalmente mediado pela tecnologia. [1].

        Isso levou à adoção generalizada de várias tecnologias digitais para conduzir o ensino remoto assíncrono e síncrono. De fato, estudos que exploram as práticas dos professores durante o período de ensino online descobriram que os professores adotaram muitas tecnologias digitais diferentes para apoiar o aprendizado dos alunos. [2].

        O uso de tecnologias digitais tem sido amplamente explorado, com seu potencial para aprimorar e transformar o ensino bem documentado. Os avanços tecnológicos e a crescente disponibilidade de wi-fi e tablets s        ignificam que os professores agora podem acessar e utilizar uma variedade de tecnologias digitais para ajudá-los a atingir seus objetivos pedagógicos. Essas tecnologias incluem sites de compartilhamento de vídeo, sistemas de gerenciamento de aprendizado, jogos digitais, entre outros. [3].

No atual cenário de hibridez cultural e globalização em que vivemos, as tecnologias digitais têm assumido cada vez mais o papel de mediadoras de diversas atividades do cotidiano, transformando muitas vezes a forma como fazemos as coisas. Especialmente após o advento da internet com seu acesso mais amplo a interações autênticas e conteúdo online, ela vem mudando o papel dos professores (como provedores de conteúdo e guardiões das interações) e dos alunos (como receptores passivos dos conteúdos entregues pelos professores). [4].

Embora alguns professores integrem as tecnologias digitais em sua prática, a maioria o faz apenas perifericamente como apoio e muitos ainda se mostram céticos quanto à incorporação, não apenas dos recursos digitais, mas principalmente das novas concepções educacionais proporcionadas pela era digital. Uma razão para isso está relacionada à falta de incorporação de tecnologias digitais e discussões sobre seu papel na formação de professores. Outra razão, não menos importante, especialmente em contextos como o deste estudo, no Brasil, está relacionada à falta de infraestrutura necessária para garantir a integração das tecnologias digitais e seus valores nas práticas pedagógicas. [5].

Diante desse cenário, uma alternativa para incluir tecnologias digitais na formação de professores é usar abordagens de ensino híbrido que combinam instrução presencial e online para integrar novas tecnologias em práticas educacionais.

        As tecnologias digitais possibilitaram o encurtamento das distâncias espaço-temporais e os constantes cruzamentos entre culturas, identidades e discursos. Ainda, uma das dificuldades de integrar as tecnologias digitais à educação é a limitada disponibilidade de recursos digitais nas instituições de ensino brasileiras. Quando disponíveis nas escolas públicas de ensino fundamental, o uso dos recursos tecnológicos é controlado e restrito. Essas restrições podem dificultar a integração da tecnologia digital na educação pública, ampliando a lacuna digital entre a educação formal e a vida cotidiana.  [6].

O acesso escolar à internet pode favorecer o desenvolvimento da autonomia do indivíduo na busca de informações para reduzir o fosso digital. Porém, não basta oferecer acesso à internet, a educação precisa desconstruir ideologias  que se concentram no uso de tecnologias digitais para buscar e coletar informações (somente). Ao contrário, o uso das tecnologias digitais deve ser feito a seu favor ou a favor das comunidades através da construção de capital social. [7].

  1. Materiais e métodos

Foi realizada uma revisão bibliométrica combinada com uma revisão sistemática de pesquisas relevantes sobre as percepções dos alunos sobre a educação online, com foco no ensino remoto de emergência. Foram utilizados artigos abordando principalmente percepções positivas/negativas e neutras dos alunos. A metodologia adotou a integração de palavras-chave para selecionar os dados quantitativos relevantes para a análise. Foram apresentadas evidências identificando as vantagens da educação online com base em fatores relacionados à eficiência, contribuindo para as atitudes de apoio dos alunos, como aplicação de tecnologia digital, aprendizagem autodirigida e flexibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com