TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia

Tese: Fisioterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Tese  •  9.240 Palavras (37 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 37

1. FISIOTERAPIA

É uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.

A fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos. Sua aplicação necessita do entendimento das estruturas e função do corpo humano.

Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas, o ultrassom, entre outros recursos, sobre o organismo humano.

É administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, domicílios, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados.

A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.

A fisioterapia foi regulamente oficialmente no Brasil pelo decreto-lei n°938 em 1969 e pela lei federal n°6.316 em 1975.

1.1 Fisioterapeuta

Profissional de saúde, com formação acadêmica superior,habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais,(Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas,a sua ordenação e indução no paciente bem como,o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

O fisioterapeuta é capacitado a avaliar,reavaliar,prescrever (tratamento fisioterapêutico), dar diagnósticos cinético-funcional,prognósticos,intervenção e alta fisioterapêutica.

A complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano, por meio da anatomia, citologia, fisiologia, embriologia, histologia, biofísica, biomecânica, bioquímica, cinesiologia, farmacologia, neurociências, genética, imunologia, além da antropologia, ética, filosofia, sociologia, deontologia, e outras ciências de formação geral.

Durante o curso, o aluno entra em contato com diversas áreas médicas a fim de associar as patologias com o tratamento fisioterapêutico ideal. Para isso, faz-se necessário o conhecimento e estudo das áreas de: cardiologia, pneumologia, pediatria, urologia, ginecologia, neurologia, geriatria, ortopedia e traumatologia, reumatologia, dermatologia, oncologia entre outras áreas.

Uma formação curricular consistente permite ao fisioterapeuta, em sua avaliação ou consulta, a formulação do diagnóstico fisioterapêutico (cinesiológico-funcional), de acordo com a normatização profissional do Brasil.

A atenção fisioterapêutica propicia o desenvolvimento de ações preventivas primárias, secudárias e terciárias. Mesmo antes da doença atingir o horizonte clínico, ou seja, de exibir sinais e sintomas, podem ser desenvolvidas intervenções preventivas.

Em indivíduos sob atenção do fisioterapeuta para recuperação funcional de lesões e/ou disfunções, ações preventivas mais complexas podem ser desenvolvidas, como por exemplo, a prevenção de incapacidade respiratória numa vítima de um dado quadro neurológico.

No âmbito da saúde comunitária, podem ser desenvolvidas ações preventivas visando à minimização de disfunções de doenças crônico-degenerativas, prevenção de condições biomecanicamente desfavoráveis, escola de postura, dentre outras ações. É crescente a solicitação da sociedade para que o Estado disponibilize com maior efetividade a atenção fisioterapêutica.

No Brasil, a 13° Conferência Nacional de Saúde realizada em Brasília/DF de 14 a 18 de novembro de 2007 aprovou por unanimidade uma política pública de saúde funcional pelo Sistema Único de Saúde.

1.2 Objetivos

O fisioterapeuta desempenha papel fundamental quanto à reeducação funcional, acompanhando o paciente em todos os estágios do programa de reabilitação, fazendo parte de equipe multidisciplinar,supervisionando e tratando desde o estágio pré e pós-operatório, na educação de mobilidade pré e pós-protética e, se necessário, em cuidados de manutenção das funções músculo-esqueléticas.Nesse sentido, a presença do fisioterapeuta é importante no processo dinâmico, criativo, progressivo, educativo e, objetiva a restauração ótima do indivíduo, sua reintegração à família,comunidade e sociedade.

Atua também nas prevenções de diversas patologias e lesões que acometem o sistema locomotor, assim como as suas recidivas, através de vários métodos, dentre outros o alongamento e o fortalecimento da musculatura, a Massoterapia, o RPG (Reeducação Postural Global) e também através das orientações que o Fisioterapeuta passa aos seus pacientes. A fisioterapia já se tornou imprescindível para os pacientes de patologias ou traumas musculares e osteomusculares, pois sem este, grande parte dos pacientes não teria condições de recuperar toda a função ou movimento lesionado, ou levariam um maior tempo para tal recuperação.

Assim, a Fisioterapia acelera o processo de cicatrização, contribui na redução do processo inflamatório, previne e/ou reduz as aderências, que limitam a amplitude do movimento dos tecidos que sofreram algum tipo de trauma. Ela evita também possíveis complicações que poderiam surgir após cirurgias ou longos períodos de imobilizações, e alivia os quadros dolorosos. Existem certos casos cirúrgicos que dependem da fisioterapia para obter o resultado desejado, como no caso das cirurgias no joelho.

Nas patologias reumatológicas, tais como artrite, gota, bursite e outras, ela ajuda a reduzir sua progressão e a minimizar os seus incômodos, onde a rigidez articular, a dor e a inflamação estão sempre presentes e tendem a progredir. Portanto a Fisioterapia tem uma importância fundamental no processo de cura, tanto pré e pós-óperatório quanto pós-acidentes, bem como nas patologias osteomusculares e nas auto-degenerativas.

1.3 Princípios

A fisioterapia é a ciência que estuda o movimento humano e tem como objetivo a reabilitação ou reeducação funcional dos indivíduos no que se refere

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.5 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com