TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE SÃO RUÍDOS?

Por:   •  3/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO JANEIRO

Aluna: Gabrielle Bastos Lopes

Professor: Pedro Pascutti

Matéria: Física Acústica

Curso: Fonoaudiologia

RUÍDOS

•O QUE SÃO RUÍDOS?

Os ruídos são fenômenos acústicos não periódicos, sem componentes harmônicos definidos. Eles também podem ser definidos como sons indesejáveis e desagradáveis, sendo um dos riscos mais comuns para a saúde ocupacional. Os quatro principais tipos de ruído são: contínuo, intermitente, impulsivo e de baixa frequência.

•TIPOS DE RUÍDO

-RUÍDO CONTÍNUO

Ruído contínuo é um tipo de ruído que permanece constante e estável durante um determinado período de tempo. Exemplos: motores elétricos, engrenagens, chuva, compressores e ventiladores.

-RUÍDO INTERMITENTE

Ruído intermitente é o tipo de ruído que aumenta e diminui rapidamente. Exemplos: britadeira e sirene.

-RUÍDO IMPULSIVO

Ruído impulsivo é aquele, no qual o som é muito alto e curto, ocorrendo repentinamente. Exemplos: implosões, explosões e rebitadeiras.

-RUÍDO DE BAIXA FREQUÊNCIA

O ruído de baixa frequência é caracterizado por sons baixos, ou até mesmo aqueles que não se consegue ouvir, mas que podem prejudicar a audição. Esses ruídos fazem parte da fonte sonora diária e, por isso, estamos constantemente expostos a ruídos de baixa frequência. Este também é o tipo de ruído mais difícil de eliminar na fonte e pode facilmente se espalhar por quilômetros de distância.

*** Os ruídos também podem ser brancos, de comunicação e ocupacionais. O ruído branco é um sinal aleatório com intensidade igual, já que contém todas as frequências na mesma potência, dando-lhe uma densidade espectral de potência constante. Acredita-se que o ruído branco possa influenciar no sono. Os ruídos de comunicação possuem quatro tipos, sendo eles físico, fisiológico, psicológico e semântico. O ruído ocupacional é a quantidade de energia acústica recebida pelo sistema auditivo de um trabalhador, em uma indústria.i

•NÍVEL DE DANO PARA OS SERES HUMANOS

É comprovado pela ciência médica os malefícios que o ruído causa à saúde. Os ruídos excessivos e/ou constantes provocam perturbação da saúde auditiva, mental e física, podendo comprometer negativamente a qualidade de vida das pessoas, sobretudo quando os ruídos são acima dos limites suportáveis pelo ouvido humano ou prejudiciais ao repouso noturno, em especial nos centros urbanos. Os especialistas da área da saúde auditiva informam que a perda completa ou parcial da audição é só uma das consequências. Os ruídos são responsáveis por inúmeros outros problemas, como a redução da capacidade de comunicação e de memorização, envelhecimento prematuro, distúrbios cardíacos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com