TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fracasso Da Política Norte-americana No Afeganistão Leia Mais: Http://portuguese.ruvr.ru/2014_05_07/Fracasso-da-politica-norte-americana-no-Afeganistao-

Exames: Fracasso Da Política Norte-americana No Afeganistão Leia Mais: Http://portuguese.ruvr.ru/2014_05_07/Fracasso-da-politica-norte-americana-no-Afeganistao-. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

A intervenção dos Estados Unidos nos assuntos internos de diferentes países nos últimos dez anos já se tornou uma parte integrante de sua política externa. O Afeganistão foi particularmente atingido pela política de Washington. No entanto, apesar de todas as ações ilegais e graves erros geopolíticos, a Casa Branca está tentando continuar a impor as suas regras do jogo a países e continentes inteiros.

Desintegração da Iugoslávia foi um fracasso da política externa dos EUA

Os EUA estão saindo do Afeganistão deixando para trás um país meio destruído e centenas de bilhões de dólares literalmente enterrados na terra afegã. Segundo alguns dados, esta guerra custou aos norte-americanos mais de 630 bilhões de dólares. E não há esperança de recuperar nem parte deles. Além disso, a própria saída do jogo custará a Washington uma quantia significativa. Especialistas falam de cerca de 80 bilhões de dólares. Céticos acreditam que nem isso será suficiente.

A política de Washington no Afeganistão levou a consequências trágicas para o país e não reduziu nada a ameaça terrorista no mundo. Nos anos da presença dos norte-americanos a situação socioeconômica do estado islâmico se deteriorou radicalmente, e a produção de drogas, pelo contrário, aumentou várias vezes apesar de que a luta contra eles custou aos contribuintes norte-americanos 25 bilhões de dólares. Nos últimos anos, o tráfico de drogas tem diminuído um pouco, mas a tentativa de fundamentalmente mudar a situação falhou. A heroína afegã continua varrendo o mundo. E com isso os norte-americanos não podem fazer nada.

O Serviço Federal Russo de Controle de Drogas afirmou que a suspensão da cooperação de Washington com Moscou na luta contra as drogas como uma das sanções só vai beneficiar os cartéis de drogas afegãos. Quando Cabul ficar praticamente sozinho contra os radicais religiosos, a região deve esperar novos choques.

O sistema de governo construído com base em normas ocidentais acabou por não se enraizar no Afeganistão. O atual regime é uma estrutura frágil construída de instituições de democracia moderna sobre uma base de leis de sociedade tribal. Eis o que diz sobre o assunto o especialista do Centro de estudos do Afeganistão moderno Nikita Mendkovich:

“A criação de instituições de poder estatal no Afeganistão é em grande parte um problema tradicional que temos enfrentado ao longo de todo o século XX – tanto durante a presença militar soviética, como antes e depois dela. Na estrutura social da sociedade afegã são muito fortes as instituições de clãs e tribos. E isso dificulta extremamente o estabelecimento de mecanismos estatais normais. Aqui surge corrupção e falta de funcionários qualificados. Já que o nível geral de educação é baixo. As instituições oficiais estatais são contrariadas por leis e conceitos tribais locais. O Afeganistão ainda vai demorar muito a resolver estes problemas.”

Washington fez mesmo muito para legitimar o regime de Karzai aos olhos da população local. Os norte-americanos especialmente tentaram ativamente cultivar entre os afegãos seus padrões de sistema de governo e de vida pública. Mas todos esses esforços foram em vão.

Do ponto de vista econômico a campanha afegã foi um fracasso para os Estados Unidos. Mas isso não é o mais importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com