TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

10 atributos humanos encontrados nos animais

Artigo: 10 atributos humanos encontrados nos animais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Artigo  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 4

10 atributos humanos encontrados nos animais

Você já parou para comparar as habilidades humanas com as demais espécies do planeta? Nós não somos os animais mais rápidos nem os mais fortes! Nossos sentidos perdem para muitas espécies. Pássaros enxergam melhor do que nós, cães cheiram melhor. Aliás, nem temos alguns dos sentidos que outros animais têm.

Os tubarões sentem campos magnéticos, tartarugas sentem eletricidade e abelhas veem radiação ultravioleta. Os elefantes podem sentir a falta de sal em seus corpos da mesma forma que sentimos sede. A tartaruga pode viver cem anos ou mais a mais que a gente.

Medicina de base é utilizada por muriquis que comem certas plantas para controle de natalidade e papagaios que comem argilas específicas para curar os efeitos de venenos. Depois de pensar em tudo isso, a pergunta que fica é: o que nos torna especiais? Conheça pelo menos dez atributos nossos que os animais compartilham (quem sabe a combinação deles não seja o nosso toque final):

Cultura abrange todas as condutas e atividades que não são geneticamente guiadas e que são encontradas em toda uma população. São artes e humanidades, religiões, atitudes e práticas comuns. A variedade maravilhosa de culturas humanas ao redor do mundo é de grande interesse, no entanto, nem tudo é cultura humana.

Uma explicação superficial sobre vínculos culturais diz que para uma atividade ser considerada cultural, não deve ser diretamente causada pela genética, deve ser transmitida de um indivíduo para outro ao longo de uma população, deve ser lembrada e não esquecida imediatamente após ter ocorrido, e deve ser transmitida através de gerações. Muitos primatas têm as suas próprias culturas e tradições, como a dança da chuva de alguns grupos de chimpanzés. Outro exemplo é o estranho ocorrido de 1963 quando um macaco japonês descobriu o conforto de tomar banho em uma fonte natural de água quente, e desde então a prática se espalhou completamente entre a espécie e é vista até hoje.

Esses são apenas uns dos milhares de casos. É interessante observar que quanto mais próximo dos humanos, maior é a adoção de práticas culturais desses animais. Por exemplo, a maior parte dos primatas possui comportamento cultural, entre os quais, destacam-se os chimpanzés por sua complexa criação cultural. Os chimpanzés e os humanos têm 96% do DNA em comum, segundo o Instituto de Pesquisa do Genoma Humano. Entretanto, é importante ressaltar que, embora exista essa proximidade, quando falamos do Genoma, uma variação superior a 1% no DNA pode gerar diferenças gigantescas entre organismos.

9. Emoção

Os seres humanos experimentam um amplo espectro de emoções. E qualquer pessoa que tenha um animal de estimação sabe que essas criaturas também experimentam medo, desejo, pânico, carinho, constrangimento e muitos outros sentimentos.

Mães golfinhos cujos filhos morreram exibem sofrimento de luto, polvos entediados demonstram depressão. A curiosidade pode ser vista em répteis, e ciúmes dos pais é visto entre irmãos em grandes símios. Macacos selvagens adotam outros macacos órfãos, e macacos em cativeiro têm animais de estimação. Altruísmo tem sido demonstrado por gorilas em duas situações independentes, onde, em ambas as vezes, uma criança caiu em seu recinto zoológico. O gorila acalmou a criança e ajudou a devolvê-la a um humano. Chimpanzés igualmente confortam uns aos outros depois de ataques. Resumindo: emoções estão longe de ser uma experiência exclusivamente humana.

8. Linguagem

A linguagem é utilizada para comunicar necessidades, desejos e ideias. Diferentes grupos têm desenvolvido suas próprias línguas e idiomas. Os seres humanos usam uma grande variedade de línguas, nem todas verbais. O povo Bubi na Guiné Equatorial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com