TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADAPTAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA

Artigo: A ADAPTAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 11

A ADAPTAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA E A INTEGRAÇÃO DOS JOGOS RECREATIVOS, NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE SÍNDROME DOWN

INTRODUÇÃO

O presente estudo pretende esclarecer a necessidade da prática de atividades físicas adaptadas para as pessoas com necessidades especiais ocasionadas pela Síndrome de Down, que poderão propiciar a melhoria da qualidade de vida.

A Educação Física adaptada inclusiva implica na criação de alternativas metodológicas que contenham em seus princípios, a operacionalização de meios para proporcionar a compactação das experiências tanto individuais quanto coletivas. Dará a oportunidade às pessoas com necessidades especiais mostrar as suas potencialidades, e a partir daí, estabelecer ações e, estratégias para que se integrem melhor e desenvolvam-se no meio em que vivem. Conseqüentemente, poderão melhorar sua auto-estima, tornando-se cidadãos mais sociáveis numa sociedade até então exclusiva, respeitando os seus limites e com isso proporcionando uma forma melhor de convivência.

Desta forma o problema fundamental desta pesquisa está em responder a seguinte pergunta: como adaptar a atividade física através dos jogos motores para as crianças com Síndrome de Down, que freqüentam as séries iniciais do ensino fundamental?

A pesquisa parte da hipótese de que:

"A atividade física auxilia no desenvolvimento de capacidades e habilidades acadêmicas, pois as experiências motoras estimulam o desenvolvimento das habilidades intelectuais. Trabalhada com intuito de estimular a inteligência por movimento, propicia-lhe condições de manipulação, experiência e descoberta pelo próprio corpo, torna a assimilação de conhecimento mais efetiva e capacita a criança com deficiência a obter melhor desempenho acadêmico desenvolvendo condições para sua inclusão escolar". (RESENDE, 1997, p. 35)

Por conta disso, o objetivo específico deste trabalho é Identificar o desenvolvimento integral dos aspectos motores das crianças com Síndrome de Down que estão integrados no sistema das séries iniciais do ensino fundamental; Identificar os benefícios da prática de Educação Física aplicada aos alunos com Síndrome de Down, em relação ao desenvolvimento interpessoal que freqüentam as séries iniciais do ensino fundamental.

Adota-se, então, como objetivo geral do presente trabalho identificar o benefício da prática da atividade física adaptada como meio de melhoria do desenvolvimento motor, para o aluno com Síndrome de Down, incrementando a sua inclusão e relacionamento interpessoal nas aulas de Educação Física.

Para tanto, quanto aos procedimentos técnicos utilizados, focou-se essencialmente de pesquisa bibliográfica, na qual seguiu-se de perto o pensamento de autores, cuja contribuição teórica julgou-se mais pertinente ao conjunto de questões que se pretendeu abordar.

Para atingir seus objetivos, o estudo caracterizou-se como sendo uma pesquisa de natureza exploratória, e teve a finalidade de desenvolver e esclarecer conceitos e idéias, com o propósito de formular e definir problemas precisos e desenvolver hipóteses pesquisáveis, bem como se constituir em uma primeira etapa para uma investigação futura.

Quem estiver familiarizado com a educação e sua história não terá surpresa a respeito. Mesmo assim, essa busca de informações a história do jogo e sobre as concepções da infância vigentes nas escolas, fornece um fundo sobre o qual podemos projetar algumas considerações que iremos fazer no decorrer do trabalho, sobre as interações entre jogo, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

Assim, o trabalho é composto por quatro capítulos, que se distribuem em três eixos principais:

Primeiramente, no capítulo 2 procurou-se apresentar um histórico sobre a Síndrome de Down, suas causas e as dificuldades para a pessoa com Síndrome de Down; na seqüência o capítulo 3 aborda a questão da educação especial para crianças com Síndrome de Down, os enfoques, a inclusão e o que faz uma escola ser inclusiva; enfim, no capítulo 4, será apresentado o Lazer e a Educação Física, descrevendo sobre o processo educativo, jogos e o planejamento das aulas de Educação Física através de sugestões para aprender e se divertir.

2 BASE TEÓRICA

2.1 ETIOLOGIA

"A expressão educar o físico tem uma dimensão bem mais ampla do que simplesmente ensinar uma modalidade esportiva, melhora o tônus muscular, melhora a resistência aeróbica de uma pessoa. É também levá–la a dominar o corpo em toda a sua dimensão, seja executando os movimentos mais preciosos, seja os mais amplos evidenciando o controle neuromuscular."(NEGRINE, 1986,p. 72)

"Equilíbrio é a manutenção de uma determinada posição corporal. Há dois tipos distintos de equilíbrio, que são de importância primordial para todos os indivíduos na maior parte de suas atividades diárias: O "equilíbrio estático", que é a manutenção de uma determinada postura corporal estacionária; e "equilíbrio dinâmico", que é a manutenção de uma postura estável, enquanto se executa uma habilidade motora". (HARROW, 1983, p. 47)

Segundo FREIRE (1989, p. 41), o prazer proporcionado pelas atividades lúdicas gera motivação e estimula a criança a superar dificuldades que normalmente não superaria em outras circunstâncias, aumentando-lhe a auto-estima e a autonomia para se relacionar com o mundo. Criança que brinca, corre, joga, participa, faz, compreende, opina, sugere e apresenta características sadias de vigor físico é sempre solicitada a participar de atividades. A Educação Física deve trabalhar estes aspectos para proporcionar às crianças deficientes ou não – desenvolvimento integral que as faça capazes de participar de um sistema educativo a todas, com isso facilitando e auxiliando o processo de inclusão.

Surgiu então, a atividade física que tem demonstrado a sua eficiência como um dos métodos a serem utilizados no arsenal terapêutico desta recuperação. O avanço científico moderno, o progresso dos conhecimentos no terreno da fisiologia do exercício da psicologia, dos fatores biomecânicos, dos métodos de avaliação, veio despertar ainda mais, tais atividades.

"Embora existam fatores limitantes no nível da aprendizagem e desenvolvimento motor, é freqüente observar que as pessoas portadoras de deficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com