TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Altinhas de Anatomia

Por:   •  25/11/2018  •  Abstract  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

As quedas em idosos são consideradas um importante problema de saúde pública, em função de sua incidência, complicações e custos ao sistema de saúde. Esses agravos ocasionam perdas da autonomia e da independência do idoso por estarem diretamente relacionados à ocorrência de fraturas, especialmente as de quadril. No Brasil, em quatro anos (2005 a 2008), ocorreu o aumento do número de internações em 8% por fratura quadril em idosos. Em 2008, esse tipo de fratura foi responsável por 32.908 internações hospitalares na rede do Sistema Único de Saúde, com um custo total de R$ 58,6 milhões. 

ROCHA, Lucimara et al. Vulnerabilidade de idosos às quedas seguidas de fratura de quadril. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 14, n. 4, p. 690-696, 2010.

O quadril é uma estrutura anatômica que, tecnicamente, pode ser denominada de cíngulo do membro inferior. As fraturas nessa região têm como agravante a idade do paciente, geralmente afetado pela osteoporose (patologia conhecida pelo desgaste do tecido ósseo). Dessa maneira, sobre os ossos do quadril, é correto afirmar que

A) a fossa do acetábulo está presente na região anteromedial do ílio e serve de característica chave para diferenciar a posição anatômica do osso.

B) as incisuras isquiáticas são elevações arredondadas e essas protuberâncias se situam, geralmente, na porção central do corpo do osso.

C) essas estruturas estão unidas anteriormente pela sínfise púbica e, posteriormente, com o sacro; além disso, a pelve masculina possui uma abertura superior mais estreita.

D) a região do acetábulo compreende as estruturas denominadas de limbo do acetábulo, face semilunar, fossa do acetábulo e tubérculo acetabular posterior.

E) as linhas glúteas estão localizadas na região da face auricular, caracterizada pelo grande enrugamento e pela convexidade óssea.

RESPOSTA CORRETA: C

A alternativa A está incorreta, visto que a fossa do acetábulo está presente numa vista lateral-posterior do corpo. A frase B se mostra equivocada pois as incisuras isquiáticas representam curvaturas laterais com formato de “u” no lado posterior do osso da pelve. Na frase D, o erro está na denominação “tubérculo acetabular posterior”, já que essa nomenclatura não existe e o correto seria substituí-la por “incisura do acetábulo”. A alternativa E diz, incorretamente, que as linhas glúteas estão localizadas na região da face auricular (região lisa), pois o correto seria afirmar que essas estruturas estão presentes na asa do ílio.

SCHUNKE, M.; SCHULTE, E.; SCHUMACHER, U. Coleção Prometheus - Atlas de Anatomia (Vol. 1-Anatomia Geral e Aparelho Locomotor). 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com