TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisioterapia No Mundo

Ensaios: A Fisioterapia No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

As informações a respeito dos serviços fisioterápicos oferecidos pela assistência pública são escassos, principalmente em fontes convencionais. A nível municipal estes serviços, são ainda mais raros quando se trata do Estado de Santa Catarina.

Um documento oficial de avaliação do processo de descentralização, do Ministério da Saúde, mostra que, em 1996, mais de 40% dos municípios encontrava-se em estágio de organização do setor de saúde que não permitia nem sequer enquadrá-lo na condição de gestão incipiente, isto é, seu grau de desenvolvimento político-institucional era tão precário que não tinham as condições mínimas para assumir as responsabilidades técnico-assistenciais que lhes cabiam, nem para gerir os recursos que lhes seriam transferidos pelos níveis estadual e federal. Foram encontrados 144 municípios brasileiros em gestão semiplena, que corresponde a não mais que 2,6% do total. São Paulo foi a unidade federada com maior número de municípios em condição de gestão semiplena, com 50 municípios. Seguiram-se os estados de Minas Gerais com 18, Ceará com 12 e Santa Catarina com 11 municípios [4].

É visível que o processo de instalação de um sistema de saúde nacional encontra-se em franca evolução e pelo mesmo devemos acompanhar seu desenvolvimento com a participação dos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente, deixando suas contribuições de caráter técnico, a partir de suas experiências e formação acadêmica; o que seria o ideal, se as decisões políticas fossem baseadas nas necessidades sociais apontadas a partir de opiniões técnicas de profissionais da área.

18

A visão da fisioterapia como um serviço especializado, vem de sua própria evolução sociológica, em que sua atuação no início do século XX era puramente reabilitadora, persistindo junto à desinformação, a atualização dos avanços destes serviços na sua linha de atuação, assim como, prevenção e promoção em saúde, hoje é uma realidade e necessidade, já provada e aprovada por municípios de outros Estados da União, que desenvolveram e desenvolvem programas exemplares como em Camaragibe (PE), onde existe o Núcleo de Reabilitação da Secretaria de Saúde do Município, que faz parte do projeto que reúne uma equipe multiprofissional, de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e médicos, envolvidos no Programa de Saúde da Família, com um modelo de atenção voltado para a promoção, prevenção e recuperação da população [5].

A descentralização como um processo em desenvolvimento é muito importante para a inserção de uma assistência multidisciplinar em que serviços como o de fisioterapia, nutrição e outros de “apoio terapêutico” fiquem ao alcance da população. Com este prisma, sairíamos de um perfil em que se pensa que onde tem médico tem saúde para uma visão mais real e racional em que a saúde seja vista como o ganho de qualidade de vida do indivíduo e sua boa integração social no efetivo exercício de cidadão, além do fisiopatológico.

A saúde como um produto de ações multiprofissionais é um conceito atual que pode passar desapercebido pela desinformação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com