TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gente Colhe O Que Planta

Dissertações: A Gente Colhe O Que Planta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

A gente colhe o que planta

Sustentabilidade é a capacidade do ser humano de interagir com o mundo sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas necessidades. E para que qualquer atividade seja considerada sustentável, ela deve ser ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa.

Entre os principais desafios mundiais está o de alimentar uma população de 7 bilhões de pessoas, que pode vir a ser 10 bilhões em menos de 50 anos, além de atender à crescente demanda por vestuário, transporte e moradia. Para isso, o mundo deve continuar produzindo sem comprometer os recursos naturais, já escassos.

A agropecuária, entre outras atividades, é chave na sustentabilidade e na construção de uma economia cada vez mais verde.

Fixação biológica de nitrogênio (FBN)

A Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) é um dos processos naturais mais importantes do planeta, ao lado da fotossíntese. É realizada por bactérias presentes no solo, ou adicionadas via inoculantes, que se associam às plantas, geralmente às raízes, captam e transformam o nitrogênio do ar. Possibilita a troca de nutrientes e diminui a necessidade de adubação química nitrogenada. Essa tecnologia, que envolve o uso de bactérias fixadoras de nitrogênio, gera maior rendimento na produção, ajuda a recuperar áreas degradadas, melhora a fertilidade do solo e a qualidade da matéria orgânica, reduz o uso de insumos industriais na agricultura e contribui para reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Florestas

O ser humano depende das florestas. Seja pelos produtos que ela fornece, como madeira, papel, energia e alimento, seja por sua importância na conservação da água, na proteção do solo, no sequestro de carbono ou na manutenção da biodiversidade, hoje conhecidos como serviços ambientais e ecossistêmicos. O uso sustentável das florestas é um grande desafio para o mundo e também para o Brasil, que possui a segunda maior área florestal do planeta e a maior área coberta com floresta tropical

Uma alternativa para a sustentabilidade das florestas nativas é a das florestas plantadas, que trazem benefícios ecológicos, evitando a pressão sobre florestas naturais e gerando empregos: mais de 2 milhões, em dados de 2008. Em 10 anos, o Brasil pode mais do que duplicar sua área de florestas plantadas, que hoje ocupa menos de 1% do território nacional, fortalecendo o foco do seu desenvolvimento numa economia verde e contribuindo para a melhoria do ambiente global e para compromissos nacionais relacionados ao sequestro de carbono.

Água e solos

Danos causados ao meio ambiente são consequências de desmatamento, queimadas, redução da biodiversidade, emissão de gases de efeito estufa, mudanças climáticas, uso indiscriminado de agroquímicos, degradação do solo e diminuição da disponibilidade e poluição da água. Para mudar esse cenário, alternativas sustentáveis buscam melhorar a forma de manejar o solo e a água. Com essa preocupação, soluções são estudadas e implantadas pela pesquisa e pelo setor produtivo, com o objetivo de inovar, melhorar, modernizar e trabalhar o campo de forma a garantir a manutenção e utilização dos recursos naturais indefinidamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com