TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre As Plantas

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Sobre As Plantas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  903 Visualizações

Classificação das plantas

A classificação das plantas possui diversos nomes e grupos que podem confundir um iniciante no estudo da taxonomia das plantas.

A sistemática baseia-se nas relações filogenéticas para trabalhar a taxonomia dos diversos seres vivos.

Por isso, ao estudar os diversos grupos de plantas, pode-se ter uma idéia da evolução das mesmas no nosso planeta, observando-se o aumento de complexidade ou, vulgarmente, o "aumento da evolução" destes seres vivos.

É bom lembrar que na Biologia moderna não se considera nenhum ser vivo mais evoluído que outro, ou seja, bactérias, protistas, fungos, animais e vegetais estão no mesmo nível de evolução, já que não existem critérios para medir a evolução dos organismos, a menos que estes sejam determinados por interesse.

Nós, seres humanos, por exemplo, consideramos a inteligência como um critério de evolutividade, porém não sabemos se este é um bom critério ou se a nossa inteligência é mesmo maior que dos outros seres vivos.

Este assunto é profundo e filosófico, e não tem, ainda, bases científicas.

O próprio naturalista Charles Darwin escreveu nos pés das páginas do manuscrito de Origem das Espécies: "Nunca escrever que um organismo é inferior ou superior".

Ele preferia usar a palavra transmutacionismo que evolução, apesar de ter usado esta última em algumas publicações.

Angiosperma: palavra composta por angion, que significa vaso (que neste caso é o fruto) esperma, semente. A palavra significa, "planta com semente guardada no interior do fruto".

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com