TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Da Fisioterapia

Trabalho Universitário: A História Da Fisioterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

A Origem da Fisioterapia

É interessante observar como desde os primórdios da humanidade se têm relatos sobre o uso de agentes físicos (calor, água, eletricidade), massagens e exercícios como uma tentativa de curar e/ou amenizar as disfunções que o corpo sofria ao longo da história.

Durante a Antigüidade (4.000 a.C- 395 d.C) além do uso da eletroterapia através de peixes elétricos, a ginástica também era usada para combater as doenças denominadas na época de “diferenças incômodas”. Para tal, esta terapia que envolvia o movimento corporal ficava exclusivamente nas mãos dos sacerdotes e somente era empregada depois de estudada, racionalizada e planejada.

Na Idade Média, tanto a ginástica como os estudos na área da saúde foram interrompidos devido ao caráter eclesiástico dominante na época. As doenças antes tratadas passaram a ser consideradas algo para ser exorcizado, pois o corpo humano passou a ter um significado de algo inferior e as camadas superiores da nobreza e do clero despertaram um interesses pôr uma atividade que pudesse aumentar a potência física.

No Renascimento, com o humanismo, as artes e o culto ao físico os estudos foram retomados, e a preocupação com o corpo saudável também. Mercurialis apresentou princípios para uma ginástica médica que compreendia regularidade nos exercícios para conservar um estado saudável já existente, exercícios para indivíduos enfermos, sedentários e para convalescentes. Através destes princípios é possível observar que havia uma preocupação com o organismo lesado e são.

Na fase Industrial com o novo sistema de produção proporcionado pelas máquinas, os trabalhadores passaram a sofrer com o excesso de trabalho, péssimas condições alimentares e sanitárias o que gerou novas doenças como as epidemias de cólera, tuberculose pulmonar, alcoolismo, e principalmente os acidentes de trabalho.

Apesar de observarmos ao longo dos séculos a existência de terapias que envolviam exercícios corporais, somente no século XX entre a I e a II Guerra Mundial que estes exercícios passaram a caracterizar a Fisioterapia propriamente dita. Durante as guerras surgiram as primeiras escolas de cinesioterapia para tratar ou reabilitar os lesados, ou mutilados que necessitavam readquirir um mínimo de condições para retornar a uma atividade social integrada e produtiva.

A partir disto, a Fisioterapia passa a integrar a "Área da saúde" atuando através de diversos recursos de forma quase que exclusiva para o atendimento do enfermo, com o objetivo de reabilitar ou recuperar as boas condições que o organismo havia perdido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com