TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLOGICO NA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLOGICO NA EQUIPE DE ENFERMAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  853 Visualizações

Página 1 de 6

IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO DO TRABALHO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLOGICO NA EQUIPE DE ENFERMAGEM

¹Geomar Rodrigues de Jesus

RESUMO

Esta pesquisa tem o intuito principal de abordar as intervenções necessárias a serem implementadas pelo profissional de saúde ocupacional na prevenção de acidentes com material biológico na equipe de enfermagem. Todos os anos são registrados no mundo vários casos de doenças relacionadas ao trabalho, tanto em indústrias, fábricas e principalmente em unidades de saúde; A insalubridade é apontado como o principal fator preponderante que desencadeia os acidentes com material biológico; As doenças infecto contagiosas se destacam como as principais causas de contaminações e acidentes na atividade laboral, como o vírus HIV, da Hepatite B e algumas doenças bacterianas. Este estudo foi realizado a partir de uma revisão sistematizada da literatura, através de analises em artigos e periódicos desenvolvidos no país. Ao analisar os dados citados nesta pesquisa foi possível observar que o trabalhador da equipe de saúde muitas vezes é o principal elo causador dos acidentes, devido principalmente à falta de preparo profissional, o não uso de Equipamentos de Proteção Individual e a falta de uma política fiscalizadora e efetiva de saúde ocupacional que não é bem desenvolvida nas unidades de saúde. Neste sentido o enfermeiro do trabalho deve ser o principal

Palavras-chave: Enfermagem; Exposição ocupacional; Prática profissional.

ABSTRACT

This research has the primary purpose of addressing the necessary interventions to be implemented by health professionals in the prevention of occupational accidents with biological material in the nursing team. Every year in the world are recorded several cases of work-related diseases, both in industries, factories, and especially in health facilities; The unhealthiness is identified as the main important factor that triggers accidents with biological material; The infectious diseases are highlighted as the main causes of contamination and accidents in work activity, such as HIV, Hepatitis B and some bacterial diseases. This study was conducted from a systematic literature review, through analysis developed in papers and periodicals in the country. When analyzing the data cited in this study it was observed that the employee health team often is the main link causes of accidents, mainly due to lack of professional training, not using personal protective equipment and lack of oversight and policy effective occupational health is not well developed in health facilities. In this sense the nurse's work should be the main.

Keywords: Nursing, Occupational Exposure; Professional Practice.

Introdução

Com todos os avanços sociais ocorridos no Brasil nas últimas décadas foram essenciais para o crescimento e desenvolvimento econômico do país, no entanto vale destacar que esses mesmos avanços não foram observados na área da saúde, onde as classes menos favorecidas ainda padecem pela falta de incentivo e de investimentos neste setor. Internamente os profissionais de saúde que estão à frente dos cuidados direto com os pacientes vivem num ambiente de trabalho insalubre e cheio de riscos.

Nas instituições hospitalares públicas os acidentes com material biológico é um problema que já ficou banalizado no dia-a-dia do trabalhos dessas entidades. No entanto os acidentes com materiais biológicos devem ser investigados e principalmente criados estratégias para diminuí-los e evitá-los. Fazendo uma analise pela ausência e disponibilidade desses profissionais nas atividades laborais desenvolvidas por estes, é notório observar que os gestores dessas unidades de saúde, pouco estão se interessando por um ambiente tranqüilo e livre de riscos para o trabalhador, a atividade mecânica e repetitiva da pratica laboral é a única coisa que lhes interessa realmente.

Os indivíduos que trabalham na saúde, especialmente em ambiente hospitalar, de modo particular nas áreas de alta complexidade, estão potencialmente expostos a ampla variedade de agentes causadores de doenças, devido principalmente a um ambiente insalubre. Entre estes, existe um grande população microbiológica geradora de infecções cruzadas, por contato com sangue e outros fluidos corporais, além de manipulação de amostras patológicas e negligência quanto aos cuidados preconizados de higiene, que não são fiscalizadas de maneira efetiva pelas equipes de saúde ocupacional. Na execução do trabalho de enfermagem, o contato com microorganismos patológicos oriundos de acidentes ocasionados pela manipulação de material perfuro cortante ocorre freqüentemente, devido principalmente a uma prática incorreta e mal apreendida de manipulação desses materiais. A exposição ocupacional por material biológico é entendida como a possibilidade de contato com sangue e fluidos orgânicos no ambiente laboral. Entre as formas de exposição incluem-se a inoculação percutânea, por intermédio de agulhas ou objetos cortantes, e o contato direto com pele e/ou mucosas (CAETANO et al, 2006).

Vale lembrar que as grandes empresas do país são obrigadas a garantir a segurança integral do trabalhador, ou mesmo garantir que sua atividade laborativa seja executada com o maior preparo e técnica adequada. Mas o que se vê atualmente são empresas preocupadas apenas que o lucro e com crescimento e produção econômica da organização. A sociedade que se vive hoje é um ambiente totalmente voltado para o desenvolvimento cientifico, pouco preocupada com as habilidades humanas, deixando-os a mercê de uma política voltado apenas para o crescimento empresarial.

Contudo este estudo se norteia principalmente em uma vertente que visa mostrar a importância vital do enfermeiro do trabalho na identificação e prevenção de riscos biológicos que possam expor a equipe de enfermagem a riscos ocupacionais e de saúde.

Metodologia

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com