TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidentes Ocupacionais Com Material Biológico: A Percepção Do Profissional Acidentado

Monografias: Acidentes Ocupacionais Com Material Biológico: A Percepção Do Profissional Acidentado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  1.162 Visualizações

Página 1 de 2

A exposição a material biológico é uma das principais inquietações de gestores e profissionais da área de segurança ocupacional, pois pode trazer consequências sérias para o trabalhador. Este trabalho teve como objetivo avaliar se a exposição a material biológico é um fator determinante para a adesão ao uso do equipamento de proteção individual e a medidas preventivas ou condutas providenciais após a exposição aos acidentes por parte dos trabalhadores da área da saúde, com maior ênfase na área da enfermagem.

Ao analisar os discursos dos grupos percebeu-se que a experiência em acidentes com material biológico ou perfurocortante provocou sentimentos e reações totalmente diferenciadas e diversificadas entre os profissionais acidentados, ou seja, cada indivíduo vivencia o acidente a partir de seus conceitos, pré-conceitos, valores e conhecimento do assunto. Podemos inferir que é por conta desta subjetividade que encontramos tanta diversidade com relação às condutas adotadas após os acidentes.

Observou-se que a experiência desta exposição influencia em maior ou menor escala na mudança de comportamento para a adesão ao equipamento de proteção ou medidas preventivas. Contudo, esse comportamento é individual e sofre influências de outros fatores, como ausência ou inadequação do equipamento de proteção individual, descuido, condições do paciente, não observação das medidas de prevenção, excesso de auto-confiança, inadequação dos materiais, equipamentos e estrutura, pressa, risco inerente à profissão e sobrecarga de trabalho. Muitos profissionais não dispensam atenção necessária em relação aos cuidados com a própria saúde, menosprezando ou ignorando, muitas vezes, os riscos relacionados aos acidentes envolvendo material biológico. A convivência cotidiana com ambiente insalubre ou de risco, pode diminuir a percepção das pessoas sobre a necessidade de adotar medidas preventivas para a sua própria segurança.

A implementação de educação permanente com discussão de situações de risco vivenciadas pelos trabalhadores expostos será necessária para a adesão e uso consciente dos equipamentos de proteção e a adoção de condutas adequadas pós-exposição de acidentes com material biológico ou perfurocortante.

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »