TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMUNOLOGIA E ALERGOLOGIA

Por:   •  3/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACID

CURSO: MEDICINA – 3º PERÍODO

DISCIPLINA: IMUNOLOGIA E ALERGOLOGIA

MICROSCOPIA

TERESINA – PI

2022

MICROSCOPIA

Relatório de nº 2 apresentado à disciplina de Imunologia como registro da aula pratica do dia 11 de março de 2022.

Professor: Laurindo Silva

TERESINA – PI

2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...................................................................................................4
  1. OBJETIVOS..................................................................................................4
  1. METODOLOGIA...............................................................................................4
  2. RESULTADOS E DISCUSSÃO........................................................................5
  3. CONCLUSÃO.....................................................................................................7

BIBLIOGRAFIA......................................................................................................8

  1. INTRODUÇÃO

O esfregaço sanguíneo, também conhecido como distensão sanguínea ou extensão sanguínea, é uma técnica utilizada na hematologia para a contagem e identificação da anormalidades nas células do sangue. O teste consiste na extensão de uma fina camada de sangue em uma lâmina de microscopia, que após corada, será analisada no microscópio.

Geralmente ele é feito quando solicitado ao paciente um hemograma. Seu intuito principal é analisar a morfologia das células, fornecer informações sobre a estimativa do número de leucócitos e das plaquetas, investigar problemas hematológicos, distúrbios encontrados no sangue e eventualmente parasitas.

Apesar dos avanços em hematologia na área de automação e uso de metodologias moleculares, um teste aparentemente simples como este ainda é indispensável. O primeiro passo para se obter resultados confiáveis é a confecção de um bom esfregaço de sangue e, para tanto, é necessário empregar as técnicas corretas.

  1. OBJETIVOS

Corar os esfregaços sanguíneos e realizar a microscopia.

  1. METODOLOGIA

Durante a aula pratica realizada no laboratório de Imunologia da UNIFACID, estavam disponíveis os seguintes materiais abaixo listados:

  • Esfregaços sanguíneos
  • Kit panótico
  • Tubos de ensaio
  • Óleo de imersão
  • Microscópios

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

A aula iniciou com o professor explicando como é a maneira mais adequada de se realizar a prática do esfregaço sanguíneo. Nossas lâminas com o sangue recolhido na aula passada, no dia 04 de março, estavam guardadas envolvidas em um papel semelhante a um guardanapo.

As lâminas não eram nominais a cada aluno, identificamos apenas a nossa turma, logo cada grupo escolheu a lâmina que lhe pareceu melhor. Havia a presença de três tubos de ensaio com diferentes substâncias, cada uma com suas especificidades, sendo utilizadas nessa prática com o intuito de corar as estruturas que deveriam ser observadas no microscópio.

Assim que escolhemos nossa lâmina mergulhamos ela no copo número 1 que continha uma substância com aspecto azulado e em seguida lavamos em água corrente com uma velocidade bem baixa para não degradar a mesma, causando buracos na estrutura do material recolhido. Depois mergulhados a lâmina no copo número 2 que continha uma substância de aspecto avermelhado, lavamos em água corrente e por último mergulhamos a lâmina no copo número 3 e a encostamos na parede de uma forma um pouco inclinada pra facilitar o processo de secagem do material.

Com a lâmina já seca e preparada para ser observada no microscópio, pegamos o óleo de imersão e gotejamos uma gota bem graúda no centro da marcação obtida no material sanguíneo.

A mesma foi colocada na platina do microscópio para ser analisada. De início utilizamos a lente objetiva no aumento de 04 vezes, após focalizada passas para lente objetiva com aumento de 100 vezes, e então conseguimos observar as células presentes no sangue as quais o professor desenhou um esboço da estrutura de cada uma delas no quadro e deveríamos localizá-la e aprender as suas características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (2.8 Mb)   docx (2.7 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com