TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Alimentação Nos Gestos Esportivos

Monografias: A Importância Da Alimentação Nos Gestos Esportivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/1/2015  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da alimentação nos gestos esportivos

Uns têm que comer muito, outros muito pouco. Uns têm que escolher muito bem o que põem no prato, outros poucos podem ignorar qualquer restrição. Para todos os esportistas, a dieta é um assunto crucial e específico.

O impacto da dieta sobre o desempenho esportivo já era conhecido pelos atletas olímpicos originais, no século 6 a.C. Segundo pesquisas históricas, as façanhas de alguns atletas que consumiam dietas ricas em proteínas deu início a uma febre do consumo de carne entre os competidores que lutavam pela glória em Olimpia.

Cada corpo atlético, alto ou baixo, robusto ou frágil, é uma "máquina" que requer combustível específico para obter alto rendimento, que é a nossa prioridade quando pensamos em atletas e gestos esportivos (1).

A ausência de substrato energético (ATP principalmente) ou mesmo seus precursores (Acetil CoA) na matriz muscular vai interferir na qualidade e quantidade das contrações musculares, isso interfere na capacidade do atleta executar determinado movimento, se tornará custoso e de baixo rendimento ou ainda poderá apresentar cãibras, fadigas.

Lembrando também que a alimentação do atleta deve ser individualizada, pois cada indivíduo tem gasto energético próprio, calculado de acordo com seu peso, sua estatura, idade, sexo e também após com a sua atividade física (tempo, tipo, intensidade). Para quem tem a intenção de conseguir a hipertrofia muscular ou o emagrecimento, fazer uma comparação entre o valor calórico da dieta e o gasto energético diário é o ponto de partida. Também lembrar que a hidratação tem um papel importantíssimo independente da dieta utilizada (2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com