TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

. A responsabilidade de sediar grandes eventos esportivos no Brasil

Projeto de pesquisa: . A responsabilidade de sediar grandes eventos esportivos no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.468 Palavras (18 Páginas)  •  1.291 Visualizações

Página 1 de 18

UNIP INTERATIVA

Mateus Conceição Mota Araújo / Fernando Santos de Araújo

RA – 1006421 / 1014083

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO A DISPOSIÇÃO DO TURISTA.

São Luís (MA) 2010

Mateus Conceição Mota Araújo / Fernando Santos de Araújo

RA – 1006421 / 1014083

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO A DISPOSIÇÃO DO TURISTA.

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) II em Tecnologia da Informação apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: (Profº Drº Wilson Duarte Lapo)

São Luís (MA) 2010

Resumo

Neste trabalho ressalta-se a importância dos eventos que se realizarão em 2014 e 2016 no Brasil, a saber, Copa do Mundo e Olimpíadas. Analisa-se como a Tecnologia da Informação pode contribuir com a organização destes eventos, descrevendo o papel de áreas específicas desta matéria, como a lógica e a estatística. Na explanação que se segue é desenvolvido um projeto consistente que sirva de modo específico ao esclarecimento dos turistas, embasando o projeto no desenvolvimento sustentável e conteúdo extraído da tecnologia da informação. Tantos softwares quanto hardwares são analisados e sugeridos para implantação dos terminais de orientação, que deverão se situar em locais específicos e estratégicos.

Através de fluxogramas é feito um esboço de sistemas que ajudarão na orientação dos turistas e demais interessados a se situar na região e como poderão se hospedar, assistir às programações esportivas, etc.

Palavra Chave – Planejamento de eventos e a tecnologia.

Abstract

This work underscores the importance of the events that take place in 2014 and 2016 in Brazil, namely the World Cup and Olympics. We analyze how information technology can contribute to the organization of these events, describing the role of specific areas of this matter, such as logic and statistics. In the explanation that follows a consistent design is developed to serve as a specific way to clarify the tourists, basing the project on sustainable development and content of the extracted information technology. As many software and hardware are analyzed suggested for deployment of terminal guidance, which will be located at specific and strategic.

Flowcharts is done through a draft system that will help in guiding tourists and other interested parties to be located in the region and how it can host, attend a sports game, etc..

Keyword - Event Planning and technology.

Sumário

1. Introdução ..................................................................................... 05

2. Desenvolvimento .......................................................................... 06

1. A responsabilidade de sediar grandes eventos esportivos no Brasil 06

2. O papel da Tecnologia da Informação......................................08

3. A aplicação da tecnologia da informação..................................09

3. Conclusão .......................................................................................22

4. Referências.....................................................................................23

Introdução

A responsabilidade do Brasil ao sediar os dois maiores eventos esportivos do mundo deve mobilizar o país a fornecer um link amplo de informações e comodidade aos turistas e jornalistas durante a realização dos eventos. Nesse quesito surge a necessidade de explorar profissionais capacitados e idealizadores, inclui-se nesta necessidade os tecnólogos da informação.

Para que os objetivos sejam alcançados é necessário que haja planejamento e projeto devidamente embasado na tecnologia da informação, respeitando os critérios de desenvolvimento sustentável, tema amplamente discutido e preocupante. Por isso surge a necessidade da utilização de terminais de orientação aos turistas, que deverão ser informatizados e de fácil e rápida utilização.

Todas estas características e necessidades, acima retratadas, são desenvolvidas e analisadas, inclusive com a utilização de fluxogramas, a fim de que seja facilitada a visualização dos projetos.

2.1 A responsabilidade de sediar grandes eventos esportivos no Brasil

30 de outubro de 2007 e 02 de outubro de 2009, datas que ficaram marcadas no calendário esportivo brasileiro. A Copa do Mundo de 2014 voltará a ser realizada na América do Sul, após 36 anos, especificamente no Brasil. Cerca de dois anos após essa boa notícia, o Brasil conquistou mais um privilégio: sediar os Jogos Olímpicos de 2016 na cidade maravilhosa.

De acordo com uma notícia divulgada no site da Folha Online de 17/12/2009, a EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) prevê cerca de 11 milhões de turistas estrangeiros até 2020 gerando uma renda de US$ 17,6 bilhões durante este período. No total, estes números significam um aumento de 113% (cento e treze por cento) do volume de visitantes estrangeiros no país entre 2010 e 2020.

Diante de tanta responsabilidade, o Governo Brasileiro deve se preocupar de forma intensiva com vários ramos que irão contribuir para sediar esses eventos esportivos. Exige muito planejamento por parte dos administradores para organizar eventos tão importantes como estes, além de uma preocupação especial com o meio ambiente.

Por exemplo, conforme informações retiradas do site Revista Sustentabilidade de 22/02/2010, a cidade de Vancouver no Canadá que recentemente foi sede das Olimpíadas de Inverno teve como lema a sustentabilidade. As medalhas que eram entregues aos atletas eram feitas de restos de metal, jogados fora (lixo eletrônico). A empresa canadense Teck Resources achou dessa prática uma solução para reduzir a quantidade de resíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com