TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Cuidado do Paciente em Emergências e Situações de Emergência em Hospitais

Pesquisas Acadêmicas: A Importância do Cuidado do Paciente em Emergências e Situações de Emergência em Hospitais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PROTEÇÃO, NA PROMOÇÃO E NA RECUPERAÇÃO DA SAÚDE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS.

Brenda Rayane Menezes Ferreira

Pablo Ivan Sousa de Melo

Profª.Mª Rose Martins Tavares

Universidade da Amazônia – UNAMA

Curso de enfermagem (1ENFM-1) - Iniciação à metodologia Científica

22/05/14

RESUMO

Buscou-secom esse trabalho abordar a importância da atuação da enfermagem nas urgências e emergências hospitalares tendo procedimento tecnológico para os recursos humanos especializados para intervir nas situações de emergência decorrentes dos vários tipos de causas, analisando a produção científica sobre a atuação da enfermagem durante os procedimentos de urgência emergência. Trata-se de uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa e teórica,porque foram pesquisados autores para pesquisa científica do tema. Os artigos que tiveram como resultado as facilidadese adversidades enfrentadas pela equipe de enfermagem para prestar uma assistência com a melhor qualidade possível, confirmando a importância da assistência humanizada e individualizada. Concluímos que as pesquisas analisadas contribuíram para a construção do conhecimento influenciando positivamente para carreira de enfermeiros e enfermeiras no bom desempenho das unidades de urgência e emergência para melhor assistência e integridade do paciente e de sua família

Palavras-chave:Emergências; Urgências; Enfermagem; Cuidados.

INTRODUÇÃO

Com o crescente índice de casos de ocorrências referentes ao número de atendimentos de urgência e emergência no país, devido aos acidentes de trânsito, violência e doenças de várias etiologias, principalmente cardiovasculares. Com isso há a necessidade no Brasil de um atendimento rápido e especializado em levar atendimento de primeiro socorros aos pacientes de traumas e males súbitos, ainda no local do acidente. Para prestar o atendimento é necessário suporte de ambulâncias de suporte básico e avançado.

A importância deste trabalho é enfatizar informações com objetivo de planejamento da atuação da enfermagem, em vista de lesões físicas graves causadas por acidentes, violências e males clínicos, esses são os principais tipos de agravos que necessitam de uma atenção diferenciada. O estudo do enfermeiro na área de urgência e emergência contribui para as formas de liderança, compartilhando ou delegando funções tendo habilidades para gestão da assistência e para comunicação e o relacionamento interpessoal para decisões de competência técnica.

Trata-se de uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa e teórica. Porque foram pesquisados autores para pesquisa científica do tema. Neste estudo o caminho metodológico escolhido partiu da definição do tema que é “A atuação da enfermagem em urgência e emergência”. Assim iniciou-se o levantamento.Foram priorizados artigos publicados nos últimos cinco anos. Para compor o estudo, foiutilizada como descritores a “enfermagem”,“atendimento pré-hospitalar”, “urgência” e “emergência” pela Biblioteca Virtual em Saúde.Os textos foram selecionados por sua pertinência ao assunto, foram levados em consideração os que continham informações sobre a enfermagem e o atendimento pré-hospitalar. Para tanto, foram lidos e analisados os resumos de todas as obras encontradas e excluídos aqueles que continham informações consideradas não relevantes para o estudo em questão.

A primeira parte do corpo do trabalho abordará um breve histórico de como surgiu à enfermagem.A segunda parte tratará da importância do enfermeiro na atuação da proteção, promoção, recuperação da saúde e prevenção de doenças.E por fim se ocupará de mostrar o campo de atuação do enfermeiro enfatizando no tratamento de pacientes em urgência e emergência

DESENVOLVIMENTO

"Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades."

(Fonte:artedecuidar.webnode.com.br/sobre-nos/)

Origem da profissão:

Desde antes de Cristo que a profissão de enfermeiro já era conhecida, mesmo sem ter este nome. Eram aqueles homens e mulheres abnegados que cuidavam dos doentes, idosos e deficientes, garantindo a sua sobrevivência. Com o tempo, estes cuidados de saúde evoluíram e, entre os séculos V e VIII, a Enfermagem surgiu entre os religiosos, como um sacerdócio. No século XVI, a Enfermagem já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século XIX, como Enfermagem moderna na Inglaterra. A partir daí, foram definidos padrões para a profissão e a ANA (American Nurses Association) definiu que o objetivo principal do trabalho de Enfermagem é o de cuidar dos problemas de saúde, educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado do paciente.

O reconhecimento da efetividade da assistência precoce às pessoas em situação. A emergência resultou no surgimento de vários serviços de saúde, públicos e privados de atendimento pré-hospitalar e de remoção inter-hospitalar(Gentil et al, 2008).

A oferta restrita de serviços faz com que o público excedente procure atendimento em locais que concentrem maior possibilidade de portas de entrada, sendo que os prontos atendimentos e as emergências hospitalares correspondem ao perfil de atender às demandas de forma mais ágil e concentrada (Marques et al, 2007).

As Grandes personagens históricas da enfermagem primeiramente Florence Nightingale que nasceu em 12 de maio de 1820, em Florença, Itália. Em 1845, na cidade deRoma, com odesejo de tornar-se enfermeiradeu inicio aos estudos com asIrmandades Católicas e, em 1849, decidiu trabalhar em Kaiserswert,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com