TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Microbiologia

Por:   •  29/3/2019  •  Resenha  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

As bactérias são microrganismos haploides, diferentemente de outros organismos, o cromossomo dela é circular, muito fechado sob si mesmo. Outros elementos que são aqui desenhados (importantes) são os plasmídeos, que são pequenos conjuntos cromossômicos que podem conferir um benefício maior a espécie.

Organelas mais claras nós vamos encontrar os ribossomos, que são importantes para o processo de síntese proteica, mesmo sendo similares, tanto procariotos quanto eucariotos possuírem ribossomos, estes vão ter composições diferentes, é importante detalhar isso porque mais a frente vamos falar sobre fármacos que são inibidores da síntese proteica, seletivamente interagem com o ribossomo 70 S do procarioto, tendo uma baixa interação com a minha síntese de proteína (?). Lembrando que a inibição da síntese proteica é o segundo principal mecanismo de ação dos fármacos sobre as bactérias, só perde para o primeiro mecanismo que seria os inibidores de síntese de parede celular (penicilinas), essa é uma outra característica importante dos procariotos, salvas algumas exceções como hipoplasmas (?) e outros microrganismos que não são dotados de uma parede celular.

Então nessa aula, vai ser falado sobre os componentes internos e externos à parede celular. Na realidade, no que os procariotos são mais ricos, são nas camadas externas, sendo assim, a maior complexidade dos procariotos está na superfície ou nas camadas que envolvem o microrganismo.

Naturalmente, vamos focar agora nas células procarióticas, elas podem ser diferenciadas por meio de duas características, chamadas de características morfotintoriais. O que isso significa? Se eu tenho uma coleta de um paciente, a primeira coisa que vamos fazer para identificar o microrganismo daquele processo infeccioso, é cultivar àquelas colônias, e a primeira aproximação que vamos ter com esse microrganismo após o cultivo vai ser com a característica morfotintorial.

Coloração de gram vai revelar as características morfotintoriais. Vamos classificar esses microrganismos em gram-positivos ou gram-negativos. A partir daí já se determina muita coisa, como forma de tratamento. Alguns microrganismos não são sensíveis a essa coloração, como a Mycobacterium leprae ou a Mycobacterium tuberculosis,que são bacilos álcool ácidos resistentes, são corados por outra técnica.

 O tamanho, a forma e o arranjo das células bacterianas:

Na microscopia, o que é levado em conta em relação à morfologia é a forma e o agrupamento (padrão), outro nome dado para isso é arranjo celular.

As células arredondadas são chamadas de cocos, mas não são necessariamente bem redondas, podendo ser mais achatadas ou mais ovaladas. O que determina os padrões das formas são os planos de divisão celular. Os cocos são agrupados de 5 formas:

Na prática, é muito raro encontrar um único tipo de arranjo celular, porque o microrganismo pode estar em vários estágios de desenvolvimento, se está na sua fase inicial é comum encontrá-los na sua forma isolada, se já sofreu vários ciclos de divisão é comum encontrar agrupados como os estreptococos, então cabe o bom senso de quem analisa. Os planos de divisão vão aumentando em número. Um único plano de divisão pode gerar diplococos ou estreptococos, dois planos de divisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com